mundo
Escolas públicas da Guatemala terão ensino bíblico para combater cultura de gangues
Bíblia nas escolas de Guatemala: Uma jornada de esperança em meio à adversidade.
Na escola pública de Terra Nueva, na Guatemala, onde estradas esburacadas e lojas decadentes contam uma história difícil, uma iniciativa está fazendo a diferença. O programa “Open the Book”, criado pela Sociedade Bíblica do Reino Unido está sendo introduzido por administradores escolares locais. Ele utiliza dramatizações de histórias bíblicas para envolver os alunos no aprendizado de leitura e, ao mesmo tempo, oferece ensinamentos da Bíblia.
Nesse sentido, em um dos encontros bimestrais, os estudantes participam animadamente da dramatização de uma história baseada no Êxodo. Nela, a separação do Mar Vermelho é representada de maneira simples e eficaz com um pano azul decorado com peixes. A atividade é seguida por reflexão e oração. Assim, Justin, um estudante de 11 anos, que interpretou um israelita, expressou, “Gostei que Deus me libertou. As histórias da Bíblia me ajudam a ser mais inteligente e aprender sobre Deus”.
Desse modo, em um contexto onde muitas crianças deixam a escola cedo, enfrentando a pobreza e a violência ligada a gangues, a Sociedade Bíblica da Guatemala busca trazer esperança e valores às comunidades por meio de programas como esse. Em bairros onde a violência é predominante e as gangues recrutam jovens, a introdução de estudos bíblicos nas escolas visa fornecer valores alternativos.
Alcançando jovens
Segundo Baptist News, a diretora Evelyn Divas, inicialmente hesitante sobre o programa, agora afirma que os alunos estão gostando e que a iniciativa ajuda a lidar com a violência. A iniciativa também alcança jovens em centros de detenção, como o Centro de Detenção Etapa II, onde adolescentes cumprem penas relacionadas a crimes como porte ilegal de armas e homicídio.
Sendo assim, nessas sessões do “Open the Book”, valores e honestidade são discutidos, oferecendo uma perspectiva diferente para jovens que enfrentam a tentação do crime. Além do impacto nas escolas, a Sociedade Bíblica da Guatemala enfrenta desafios mais amplos, como a gravidez precoce entre adolescentes, muitas vezes associada à violência.
Por fim, o projeto “Children Having Children” apoia jovens mães, incentivando-as a continuar seus estudos e quebrando o ciclo de gravidezes precoces na comunidade. Apesar dos desafios significativos enfrentados pelas comunidades vulneráveis da Cidade da Guatemala, iniciativas como essa buscam plantar sementes de esperança e valores, proporcionando uma alternativa positiva para crianças e adolescentes que enfrentam realidades difíceis
-
justiça3 dias atrás
Suprema Corte rejeita pressão de Biden para forçar aborto na emergência
-
vida cristã3 dias atrás
Pesquisadores dizem que Reino Unido entra em “era ateísta”
-
mundo3 dias atrás
Elon Musk pede que para americanos votarem em Trump para salvar democracia
-
igreja perseguida3 dias atrás
Empregadores muçulmanos forçam cristão a se converter ao Islamismo
-
justiça3 dias atrás
Moraes autoriza Daniel Silveira no semiaberto
-
política4 dias atrás
Influenciadora Vitória Souza fracassa nas eleições
-
vida cristã4 dias atrás
Cid Moreira pediu para doar parte da herança a organização social cristã
-
evangelismo2 dias atrás
Presídio de segurança máxima de Maceió tem 36 detentos convertidos
-
política2 dias atrás
Projeto de Lei quer dar bolsa à família que adotar bebês de mães que desistirem de aborto
-
testemunhos4 dias atrás
Prisioneiro de guerra retorna a Ásia para pregar o Evangelho
-
política4 dias atrás
Com campanha mais cara do país, socialista Boulos quase não foi ao 2º turno
-
política4 dias atrás
Lula consegue eleger apenas 6 candidatos visitados por ele