Siga-nos!

cinema

Diretor diz que “Hollywood está prestando atenção” em filmes religiosos

Diretor compartilhou seus pensamentos sobre estrelas falando sobre fé.

em

David Helling (Foto: Reprodução/Fox News)

O diretor David Helling, ex-fuzileiro naval dos EUA que serviu durante a guerra do Iraque, apresenta em seu filme “His Only Son” a história bíblica de Abraão e Isaac.

O filme é uma produção independente fora do mainstream de Hollywood, mas Helling está vendo uma mudança na demanda por conteúdo baseado na fé.

Em entrevista à Fox News Digital, Helling falou sobre sua motivação para abordar uma das Escrituras mais “controversas” em meio ao crescente interesse em filmes baseados na fé.

“Minha razão para querer fazer ‘His Only Son’ é dar uma resposta aos escarnecedores e aos céticos, por exemplo, e dar uma defesa aos crentes de que eles poderiam então responder aos céticos em suas próprias vidas”, disse Helling. “Porque esta passagem nas Escrituras que encontramos em Gênesis 22… é uma das passagens mais ridicularizadas, uma das passagens mais controversas que vemos nas escrituras. Então, para poder cavar na palavra e extrair o que o Senhor estava fazendo e o que o Senhor estava apontando no teste da fé de Abraão, era isso que eu queria fazer e por que eu queria fazer este filme em particular”, observou o diretor.

Helling não é o único a notar um aumento na demanda por conteúdo baseado na fé. Embora existam filmes contando histórias bíblicas desde o início de Hollywood, a atenção em filmes cristãos e filmes focados na fé aumentou constantemente nas últimas duas décadas. O épico de Mel Gibson, “A Paixão de Cristo”, lançado em 2004, arrecadou cerca de US$ 612 milhões nas bilheterias e continua sendo o filme cristão e independente de maior bilheteria de todos os tempos. Desde então, muitos outros filmes focados na fé apelam para o grande público, tanto lançados de forma independente quanto por grandes estúdios com grandes nomes de celebridades.

No lado independente, há a bem-sucedida série de filmes “Deus não está morto”, que começou em 2014. O primeiro arrecadou quase US$ 65 milhões com um orçamento de US$ 2 milhões, um sucesso financeiro em termos da indústria.

Lançamentos de estúdio notáveis incluem “Heaven is for Real” de 2014, estrelado por Greg Kinnear e lançado pela Sony; “Milagres do Céu” de 2016, estrelado por Jennifer Garner e lançado pela Sony; “I Can Only Imagine” de 2018, estrelado por Dennis Quaid e lançado pela Lionsgate; e “Breakthrough” de 2019, estrelado por Chrissy Metz , Josh Lucas e Topher Grace, lançado pela 20th Century Fox/Disney. “Breakthrough” também foi indicado ao Oscar na categoria de melhor canção original por “I’m Standing With You”, cantada por Metz.

Embora o sucesso desses filmes continue, Helling alerta para a necessidade de discernimento. “Só porque tem o nome de Cristo, ou tem o nome da Bíblia, ou fala sobre Deus, não significa que seja verdade”, disse ele. A fé continua sendo um assunto polêmico na indústria do entretenimento, desde como ela é retratada até as estrelas que compartilham suas próprias crenças. Porém, independentemente de qualquer controvérsia, há uma clara demanda por conteúdo baseado na fé, tanto entre o público em geral quanto entre as grandes empresas de entretenimento. Como David Helling observou, Hollywood está prestando atenção e começando a investir em filmes baseados na fé porque eles veem que há receita a ser gerada nesse tipo de entretenimento.

Embora Hollywood tenha produzido filmes contando histórias bíblicas desde o início da indústria cinematográfica, a atenção em filmes cristãos e filmes focados na fé aumentou constantemente nas últimas duas décadas. Desde o sucesso épico de Mel Gibson, “A Paixão de Cristo”, lançado em 2004, muitos outros filmes focados na fé têm apelado para o grande público. Tanto os lançamentos independentes quanto os lançamentos de estúdio notáveis tiveram sucesso financeiro, e a maioria dos filmes mais recentes são inspirados em histórias verdadeiras baseadas na fé.

Embora David Helling esteja feliz com a crescente demanda por filmes baseados na fé, ele adverte contra a cegueira de Hollywood em busca de dinheiro fácil. “Precisamos ter mais discernimento. Só porque tem o nome de Cristo, ou tem o nome da Bíblia, ou fala sobre Deus, não significa que seja verdade”, disse ele. Ele acredita que, em vez disso, a representação da fé e do cristianismo no cinema deve ser cuidadosamente considerada e nunca cínica.

O ator Mark Wahlberg, um dos muitos atores em Hollywood que compartilha sua fé, descreveu recentemente suas devotas crenças católicas como “apenas o aspecto mais importante da minha vida”. Para Wahlberg, sua fé é a coisa mais importante que lhe proporcionou todas as coisas que conseguiu realizar em sua vida, incluindo sua disciplina. Enquanto alguns na indústria do entretenimento podem ser céticos sobre o assunto da fé, para outros, como Wahlberg e Helling, a fé é um chamado que lhes dá força e propósito em suas carreiras.

Trending