Siga-nos!

Opinião

Depressão: o segredo para vencer essa dor

A impotência é o primeiro desafio na luta contra a depressão.

Abner Ferreira

em

Depressão, dor, tristeza
Mulher deprimida (Foto: Pexels)

Para o psiquiatra cristão, Augusto Cury, depressão é o último estágio da dor humana. Ela surge de uma sucessão constante de fracassos e pensamentos negativos, levando a pessoa a desacreditar de seu próprio valor.

“Nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o último estágio da dor humana”, disse o famoso escritor Augusto Cury.

A impotência é o primeiro desafio na luta contra a depressão. Aprender a livrar-se do “não”, do pensamento negativo e ter automotivação é fundamental. Você deve lutar contra crenças negativas.

Você se auto sabota, quando repete para si mesmo frases como: não posso, não consigo, nunca vou conseguir. Substitua essas frases por algo como: eu quero, se eu me esforçar consigo, eu posso.

Diga para si: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13).

Saiba que Deus, nosso Pai Celeste, não deseja nosso fracasso ou permitirá que tenhamos de enfrentar problemas muito além de nossas forças sem a ajuda dEle. A Bíblia diz que Ele providenciará um escape.

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10.13)

Também é fundamental aprender a cuidar de si mesmo, de aproveitar a companhia dos amigos, passear, distrair a cabeça, assistir um filme ou qualquer outra coisa que faça você se sentir bem.

Inclua também um período para meditar, pensar na Palavra de Deus. Há diversos estudos científicos que comprovam o benefício deste hábito. Além disso, podemos contar com a ajuda espiritual e psicológica da oração. Sim, pois ela também nos beneficia emocionalmente.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”, diz Eclesiastes no capítulo 3 e versículo 1.

Portanto, devemos ter tempo para tudo em nossas vidas. Aproveitar a família, cumprir nossos deveres no trabalho, frequentar a igreja, ter momentos de entretenimento e diversão, investir na nossa espiritualidade.

Negligenciar nossa saúde emocional pode trazer transtornos futuros, levando até a depressão e a perda total do prazer de viver.

E, por isso, a Bíblia nos aconselha: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4.23). Coração aqui, fala de emoções.

Portanto, o que a Bíblia está aconselhando é que devemos aprender a lidar com nossa mente, não permitindo que coisas externas nos afetem.

Veja cada novo dia como uma nova oportunidade de ser feliz. Deus faz novos ciclos, dias novos para nos alegrar e regozijar (Salmos 118.24).

E não deixe de pedir ajuda quando estiver se sentido só, perdendo o prazer de viver ou se deixando engolir pelos problemas e dificuldades. Abrace e se deixe abraçar. Ajude e se deixe ser ajudado.

Cristão, advogado, esposo, escritor, discípulo e Presidente da Assembleia de Deus em Madureira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE