Siga-nos!

mundo

Coreia do Norte entregou armas à Rússia para atacar Ucrânia

Ditadura de Kim Jong-un enviou mais de mil contêineres de equipamentos militares.

em

Os ditadores Vladimir Putin e Kim Jong-un (Foto: Mikhail Metzel/AP)

A Casa Branca anunciou que a Coreia do Norte entregou mais de mil contêineres de equipamentos militares e munições à Rússia para apoiá-la na guerra com a Ucrânia.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, expressou a crença de que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, busca uma parceria com a Rússia, oferecendo armamentos e tecnologias sofisticadas em troca de munições para fortalecer o programa nuclear em seu próprio país.

A Casa Branca divulgou imagens mostrando contêineres com a bandeira da Rússia sendo transportados por trens do nordeste da Coreia do Norte para o sudoeste da Rússia, entre 7 de setembro e 1º de outubro. Isso levanta preocupações sobre a assistência militar da Rússia à Coreia do Norte, que pode incluir jatos de combate, mísseis terra-ar, veículos blindados, produção de equipamentos para mísseis balísticos e tecnologias avançadas.

John Kirby condenou a transferência de equipamentos militares da Coreia do Norte para a Rússia, especialmente porque esses recursos podem ser usados para atacar cidades ucranianas e civis, agravando ainda mais a ilegitimidade da guerra liderada pela Rússia na Ucrânia.

Trending