igreja perseguida
Burkina Faso deixa mais de 30 mil cristãos deslocados
Os cristãos estão entre os grupos mais vulneráveis nesse contexto de instabilidade política.

Segundo a organização Portas Abertas, pela primeira vez Burkina Faso figura entre os países com a maior crise de deslocados internos negligenciados do mundo. Essa classificação é resultado de uma pesquisa anual do Conselho de Refugiados da Noruega, que destacou diversos países da África Subsaariana em 2023.
Nos últimos anos, Burkina Faso tem enfrentado a insurgência da violência, principalmente protagonizada por grupos militantes islâmicos como o Grupo de Apoio ao Islã e Muçulmanos (JNIM, na sigla em inglês).
Estima-se que cerca de 40% do território do país já não esteja mais sob controle do governo, que sofreu dois golpes políticos em 2022. Consequentemente, de acordo com o relatório, uma em cada dez pessoas em Burkina Faso foi forçada a deixar suas casas.
Os cristãos estão entre os grupos mais vulneráveis nesse contexto de instabilidade política. A crise agravada tem impossibilitado o acesso a muitas localidades em Burkina Faso devido à insegurança.
A organização Portas Abertas explica que isso tem aumentado a vulnerabilidade, com registros de assassinatos e ataques a igrejas, conforme apontado pelos analistas da Lista Mundial da Perseguição.
“Ataques semelhantes estão ocorrendo no Níger, Mali e na região do Grande Sahel, o que torna a situação em Burkina Faso extremamente grave”, destacam os analistas.
Burkina Faso ocupa atualmente a 23ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2023, com níveis crescentes de violência contra os cristãos, contribuindo para as estatísticas de perseguição, violência e mortes nessa região.
A violência na África Subsaariana teve um aumento significativo em 2022, e as últimas análises do Centro de Estudos Estratégicos da África indicam que 40% dos atos violentos na região são atribuídos a grupos militantes islâmicos.
“Todos esses dados explicam a ascensão de Burkina Faso na Lista deste ano, subindo da 32ª para a 23ª posição entre os 50 países mais perigosos para os cristãos”, explicou a Portas Abertas, que pede orações pela Igreja naquele país.

-
vida cristã3 dias atrás
Evangélicos seguem crescendo em todo o Brasil, aponta estudo
-
igreja perseguida3 dias atrás
Cristão arrisca a vida “contrabandeando”Bíblias para a Coreia do Norte
-
testemunhos3 dias atrás
Jovem ucraniana prega em trem e passageiros aceitam a Jesus
-
igreja perseguida3 dias atrás
Mãe é separada dos filhos após marido muçulmano descobrir sua conversão
-
igreja perseguida3 dias atrás
Cresce o número de sequestros de cristãos na Nigéria
-
política4 dias atrás
TSE fecha acordo com Anatel para derrubada sites com “fake news”
-
testemunhos4 dias atrás
Mulher é curada do lúpus e da depressão durante culto
-
testemunhos4 dias atrás
Mulher que sofria por 20 anos com diabetes é curada após oração
-
igreja perseguida4 dias atrás
Pregador que distribuía máscaras com versículos bíblicos continua preso
-
igreja perseguida4 dias atrás
Menino diz que sua rotina de oração tem sido pela Igreja Perseguida
-
testemunhos3 dias atrás
Médico aceitou a Jesus Cristo após estudar íris do olho humano
-
vida cristã3 dias atrás
Trabalhadores não se sentem confortáveis para expressar fé no local de trabalho, diz estudo