Siga-nos!

mundo

Brasil vota a favor de resolução contra invasão russa da Ucrânia

Resolução condena invasão russa contra a Ucrânia.

em

Tropas russas se mobilizam na fronteira com a Ucrânia
Tropas russas (Foto: Russian Defense Ministry/AP)

Em sessão extraordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas nesta quarta-feira (2), 141 países votaram a favor da resolução que condena a invasão russa na Ucrânia, com voto favorável do Brasil.

A resolução pede que a Rússia retire suas tropas do território ucraniano, mostrando que a grande maioria dos países condena a ação de Vladimir Putin. Por outro lado, 35 países se abstiveram de votar a resolução.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, afirmou que a decisão repete uma verdade central, “que o mundo quer o fim do sofrimento na Ucrânia”.

Aliado de Vladimir Putin, o embaixador de Belarus na ONU, Valentin Rybakov, criticou a distribuição de armas para a população ucraniana defender seu território, afirmando que isso tem levado ao aumento de violência e de roubos na Ucrânia.

“Por que vocês estão silenciosos a esse respeito?”, questionou Rybakov, defendendo que os ucranianos estão matando civis estrangeiros.

Os países que votaram contra a resolução da ONU foram a Rússia, Bielorrússia, Síria, Coreia do Norte e Eritreia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por outro lado, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfied, afirmou que a guerra foi decisão de um único homem, Putin.

Ela também acusou a Rússia de estar atacando civis e que, enquanto o Conselho de Segurança discutia a paz, Putin começava a guerra. “A Rússia bombardeou orfanatos, hospitais, jardins de infância, espalhou fome”, disse.

O embaixador da Ucrânia na ONU, Sergei Kislitsia, afirmou que o povo ucraniano “luta enquanto é bombardeado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ele também acusou as tropas russas de estarem cometendo crimes contra a humanidade, classificando como “tão bárbaros que é difícil compreender”. “Nós não provocamos essa escalada de tensão. Crimes internacionais continuam sendo cometidos na Ucrânia. Isso é um erro. A maldade nunca vai parar, vai avançar e avançar. Precisamos evitar que os russos vão adiante”, disse.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending