Siga-nos!

comunicação

Bons planos para sua missão (comunicação) em 2020

Mas o estilo de Jesus (de toque, de olho no olho, de valorizar o indivíduo) nos convida a, também, simularmos esse jeitão por meio da comunicação

Rodrigo Motta

em

Internet. (Foto: Leon Seibert / Unsplash)

Parece tarde falar de planejamento para 2020 depois de o ano já ter se apresentado para nós. Mas, conhecendo nosso segmento, nunca é tarde para fazermos alinhamentos profundos, fundamentais e importantes para um bom trabalho nesse ano que chega e, claro, nos próximos que virão.

Te proponho neste texto quatro combinados que julgo serem bons pontos de partida. Vamos à eles?

Faça sua comunicação um-para-um

Nossa comunicação cristã no Brasil é feita para a massa. Não há nada errado nisso, principalmente considerando que trabalhamos com estruturas pequenas, pouco desenvolvidas e baixo orçamento. Tudo normal.

Mas o estilo de Jesus (de toque, de olho no olho, de valorizar o indivíduo) nos convida a, também, simularmos esse jeitão por meio da comunicação. Podemos pensar em 2020 mais comunicações um-para-um ou um-para-alguns.

Textos, palavras, frases e imagens podem nos ajudar a falar com audiências menores e mais segmentadas. Ferramentas também pode nos dar um ar mais pessoal como os apps, video chats e whatsapp. Lembre que estamos buscando a atenção das pessoas. Falar, individualmente com elas, aumenta suas chances.

Readeque a abordagem para cada canal de comunicação

Outro bom combinado para o novo ano é o de revisar todas as suas redes sociais e suas linguagem. Essa revisão pode passar pela decisão de, inclusive, eliminar canais. Mas, o ponto aqui é o da linguagem e de característica dos canais.

Aproveite da melhor forma as característica de cada canal: crie relacionamento, use hashtags no lugar correto, pense a frequência de posts, utiliza os dados disponíveis para aplicar inteligência ao conteúdo, crie oportunidade de relacionamento, esteja presente e, por aí, vai. Investigue, planeje, crie, execute e avalie. Depois isso, comece de novo até melhorar seus resultados.

Vídeo segue sendo o “novo” nas redes sociais

Aqui não há discussão. Enquanto todos nós damos dicas de comunicação diferentes, ao mesmo tempo todo profissional de comunicação concorda que vídeo segue sendo a melhor linguagem nesse meio. O vídeo é mais atrativo, tem maior capacidade de captar atenção, além de ter uma linguagem capaz de oferecer maior profundidade.

Você não precisa de grande equipamento para fazer bons vídeos. Temos muito exemplos de vídeos feitos com excelência e no celular. Além de vídeos produzidos, estamos na era das lives, que são sucesso em diversos canais. Invista nisso!

Recrute e treine voluntários

Para ampliar seu trabalho de comunicação, principalmente seguindo os três pontos acima você naturalmente aumentará suas horas de produção.

Para isso, invista tempo em procurar voluntários em sua comunidade. Treine-os e pastoreie-os para que eles entendam sua estratégia, que eles comprem suas atividades e para que eles se sintam parte da missão que Deus destinou à sua comunidade.

Um 2020 abençoado!

Nasceu em São Paulo, casado com a Viviana e pai da Maria Luiza. Jornalista e publicitário com passagens por algumas das principais empresas do mercado editorial, de comunicação e multinacionais de publicidade no Brasil. É fundador da consultoria de comunicação para igrejas ChurchCOM e é autor do livro Marketing Cristão

Trending