Siga-nos!

política

Bolsonaro volta a indicar Augusto Aras para mais um mandato como PGR

Primeiro mandato foi marcado por atuação contra a operação Lava Jato.

em

Jair Bolsonaro, Augusto Aras e Sergio Moro ao fundo
Jair Bolsonaro, Augusto Aras e Sergio Moro ao fundo (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Apesar das críticas e da indicação de Augusto Aras como procurador-geral da República ter sido vista como estratégia frustrada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta terça-feira (20) que irá conduzí-lo para mais um mandato de dois anos.

Por meio do Twitter, o chefe do Executivo informou que encaminhou ao Senado Federal a proposta para que Aras seja mantido no cargo, já que cabe aos senadores sabatinarem e aprovarem a indicação do presidente da República para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

O atual mandato do chefe do Ministério Público Federal (MPF) termina na segunda quinzena de setembro, mas Bolsonaro decidiu fazer a indicação com quase dois meses de antecedência.

Em nota divulgada à imprensa, Augusto Aras disse sentir-se “honrado” com a escolha do presidente. “Honrado com a recondução para o cargo de procurador-geral da República, reafirmo meu compromisso de bem e fielmente cumprir a Constituição e as Leis do País”, afirmou.

Com a recondução de Aras, Bolsonaro volta a escolher alguém de fora da lista tríplice formulada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), que promove a cada dois anos uma eleição interna.

Neste ano, a subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen foi a mais votada, com 647 votos. Mário Bonsaglia e Nicolao Dino ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, com 636 e 587 votos. Aras sequer concorreu ao pleito, a exemplo que fez em 2019.

O primeiro mandato de Aras foi marcado pela sua atuação contra as forças-tarefas do MPF que investigaram crimes de corrupção nos meios político e empresarial, como o fim das forças-tarefas da Lava Jato e da Greenfild, assim como a dificuldade que gerou nas ações de procuradores da República de Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending