Siga-nos!

igreja

Batistas poloneses se reúnem para ajudar a Ucrânia

Missionários no país estão se mobilizando para ajudar os refugiados.

em

Refugiados chegando a Polônia
Refugiados chegando a Polônia (Foto: Reprodução/Junta de Missões Internacionais)

Missionários batistas em Chelm, na Polônia, que fica 16 quilômetros de distância da fronteira com a Ucrânia, estão se mobilizando para acolher refugiados desde o início da invasão russa, oferecendo refeição, roupas e um lugar para ficar.

“Enquanto assistimos às notícias sobre a invasão esperada”, disse o pastor Henryk Skizypkowski ao Religion News Service em um e-mail, “saímos com fé e compramos 20 berços, colchões, cobertores e outras provisões para o caso de podermos ajudar. , pois sabíamos que éramos a primeira igreja a que eles viriam depois de entrar na Polônia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ele também afirmou que no início da guerra, 2o refugiados foram recebidos, mas depois todas as instalações da igreja foram convertidas em um abrigo, comprando mais suprimentos e alcançando o número de 200 refugiados, sendo que eles são direcionados pelos agentes de fronteira.

Ao todo, a Polônia possui 96 igrejas batistas, com cerca de 5.200 membros, informou o Baptist World Alliance. Algumas destas igrejas atuam com o Conselho de Missões Internacionais da Convenção Batista do Sul.

Com uma extensa rede de missionários em todo o mundo, a Convenção Batista do Sul tem missionários atuando na Ucrânia há pelo menos 30 anos, desde que o país se separou da União Soviética, na década de 1990.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em 2017, havia cerca de 2.600 igrejas batistas na Ucrânia, com mais de 100.000 membros, segundo dados da Batist World Alliance.

Em outubro do ano passado, a Junta de Missões Internacionais tinha planos para trabalhar com batistas ucranianos em centros de treinamento missionário no país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Anatoliy Shmilikhovskyy, um pastor batista ucraniano que iniciou uma igreja através da rede de plantação da Generation Church fundada pela Junta de Missões Internacionais, deixou a Ucrânia para levar sua jovem família em segurança na Polônia. Agora ele está trabalhando para enviar comida, água, suprimentos médicos e outros socorros para a Ucrânia.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending