Siga-nos!

igreja

Agenda LGBT da Igreja da Inglaterra causa decepção para anglicanos tradicionais

Decisão da Igreja da Inglaterra causa decepção entre anglicanos tradicionalistas.

em

Mulher na Igreja Anglicana. (Foto: Andrys Stienstra / Pixabay)

A Casa dos Bispos da Igreja da Inglaterra decidiu permitir “bençãos” para casais do mesmo sexo a partir deste domingo, mesmo diante de profundas divisões. Assim, isso causou desapontamento entre anglicanos tradicionalistas. O anúncio seguiu uma votação no Sínodo Geral no mês passado a favor de os bispos recomendarem as Orações de Amor e Fé (PLF).

Segundo Christian Today, a votação do mês passado foi bastante equilibrada, refletindo as divisões dentro do Sínodo. Na Casa dos Bispos, 23 votaram a favor, 10 contra e 4 se abstiveram. Desse modo, entre o clero, houve 100 votos a favor e 93 contra, com uma abstenção. Entre os leigos, 104 votaram a favor e 100 contra, sem abstenções.

Nesse sentido, a Casa dos Bispos aprovou as orações para uso em serviços existentes a partir de 17 de dezembro. No entanto, ainda está considerando como introduzir serviços autônomos. Também publicaram orientações pastorais detalhando a utilização das orações.

Oposição a decisão

Em resposta, John Dunnett, Diretor Nacional do Conselho Evangélico da Igreja da Inglaterra (CEEC), disse que o grupo “lamenta profundamente” o anúncio e pede uma “provisão urgente” para anglicanos tradicionalistas.  O CEEC está oferecendo apoio àqueles que não podem apoiar as orações na forma de supervisão espiritual alternativa informal.

“Isso confirma nossa crença, conforme relatado em nosso comunicado em 17 de novembro, de que uma linha foi ultrapassada, o que esperávamos e oravamos para que não acontecesse. Diante deste anúncio, o CEEC continua convencido da necessidade urgente de uma provisão estrutural que garanta a vida e o testemunho ortodoxos na Igreja da Inglaterra no futuro”, disse Dunnett.

Da mesma forma, Andy Lines, Bispo Presidente da Rede Anglicana Ortodoxa na Europa, disse que a decisão foi uma rejeição da Escritura. Logo, ele afirmou que a a Casa dos Bispos da Igreja da Inglaterra ignorou os apelos da maioria da Comunhão Anglicana. Ele afirma que esse posicionamento “segue covardemente as últimas tendências na cultura secular ocidental”.

“É extremamente decepcionante, mas não surpreendente, que a Casa dos Bispos da Igreja da Inglaterra tenha ignorado os apelos da maioria da Comunhão Anglicana, quase metade do clero e dos leigos no Sínodo Geral e quase um terço de seus próprios membros para seguir em frente por um caminho altamente divisivo que rejeita arrogantemente a autoridade das Escrituras”, disse.

Trending