mundo

Xerife da Califórnia diz que não aplicará restrições contra residentes por covid

O governador democrata está aplicando medidas severas.

em

Gavin Newsom (Foto: Reprodução/YouTube)

Don Barnes, xerife do condado de Orange, comunicou neste sábado (5) que não vai atender a nova ordem das restrições sobre a covid-19 do governador Gavin Newson e afirmou que tais restrições põem em risco a liberdade dos cidadãos.

As restrições impostas no estado são mais limitantes do que a anterior, e começaram a valer neste domingo, 6 de novembro, mas o xerife Barnes disse que não vai atender às ordens, pois é uma responsabilidade pessoal.

“O cumprimento das ordens de saúde é uma questão de responsabilidade pessoal e não de aplicação da lei”, disse ele no comunicado. “O Gabinete do Xerife do Condado de Orange permanecerá consistente em nossa abordagem”, continuou.

No comunicado, ele também apontou que os delegados sob sua responsabilidade não serão “despachados ou responderão a chamadas de serviço” que visem garantir o cumprimento das ordens de isolamento.

“Os delegados do Xerife do Condado de Orange não serão despachados ou responderão a chamadas de serviço para garantir o cumprimento de coberturas faciais, reuniões sociais ou ordens de permanência em casa apenas”.

O xerife destacou ainda que a responsabilidade dos agentes é responder sobre comportamento criminoso potencial e proteção de vidas e propriedades, enfatizando que as ações dos agentes respeitam os direitos constitucionais.

“Responder a apelos para comportamento criminoso potencial e proteção de vidas e propriedades. Nossas ações permanecem consistentes com a proteção dos direitos constitucionais”, justificou ele.

O prefeito da cidade de Los Angeles, Eric Garcetti, anunciou na última quarta que era hora de “cancelar tudo”, ordenou as pessoas ficarem em casa e proibiu viagens. Além disso, ele pediu à polícia e ao advogado da cidade para que suas ordens fossem cumpridas “vigorosamente”.

Barnes orientou os moradores da cidade a seguir as recomendações do departamento de saúde para não propagar a doença, porém ele criticou as autoridades e funcionários do governo que estão penalizando os cidadãos por “ganharem o seu sustento, salvaguardar sua saúde mental ou desfrutar de nossas liberdades mais queridas”.

“Colocar sobre a aplicação da lei o ônus de fazer cumprir essas ordens contra os cidadãos cumpridores da lei que já estão lutando em circunstâncias difíceis, ao mesmo tempo que critica a aplicação da lei e tira nossas ferramentas para fazer nosso trabalho é contraditório e falso”, completou o xerife.

O deputado republicano Jordan Cunningham, disse que algumas medidas são ridículas: “Sinto que é um absurdo. É assim que me sinto. É uma piada”, disse ele. “Temos pequenas empresas que estão perdendo tudo, tudo o que têm”, lamentou de acordo com a CBN News.

Trending

Sair da versão mobile