igreja

Maioria dos pastores acredita que mulheres podem ensinar e liderar

O questionamento da pesquisa foi se mulheres têm autorização para exercer cargos de liderança em suas igrejas.

em

Saddleback consagra pastoras (Foto: Reprodução/Saddleback)

Para boa parte de pastores evangélicos, mulheres podem ensinar e liderar ministérios, segundo dados de pesquisa recente da LifeWay Research.

A pesquisa contou com vários questionamentos e, dentre eles, estava uma pergunta direcionada a pastores americanos de várias denominações.

O questionamento foi se mulheres têm autorização para exercer cargos de liderança em suas igrejas.

A maioria respondeu que mulheres podem liderar o ministério infantil (94%), comitês (92%), o ministério de adolescentes (89%) e ministrar estudo bíblico para adultos (85%) em suas congregações.

Apenas 1% dos entrevistados responderam que nenhuma dessas funções são permitidas para o gênero feminino. E menos de 1% disse que não tem certeza sobre o assunto.

“Alguém sem contexto pode pensar que diferenças de opinião sobre onde as mulheres podem servir na igreja são simplesmente perspectivas inconstantes ou arcaicas. Mas essas não são questões de opinião tanto quanto de interpretação bíblica”, afirmou Scott McConnell, diretor executivo da Lifeway Research.

“Esta questão tem sido debatida há séculos com estudiosos bíblicos de diferentes denominações chegando a diferentes conclusões sobre o que as Escrituras significam”, continuou.

A pesquisa mostrou que, a maioria dos pastores metodistas (88%), pentecostais (83%), presbiterianos/reformados (81%), não denominacionais (79%) e luteranos (60%) afirmaram que suas igrejas permitem que as mulheres sejam diaconisas.

“Vale a pena notar que as denominações dentro dessas categorias podem diferir muito sobre esse tópico, como é frequentemente visto entre diferentes denominações luteranas e presbiterianas”, ponderou McConnell.

Trending

Sair da versão mobile