igreja

Igrejas se tornam alvos de assaltos a mão armada na África do Sul

Igrejas na África do sul enfrentam alta taxa de criminalidade e fracasso do policiamento eficaz.

em

Cristãs da África dentro de igreja (Foto: Reprodução/YouTube)

Líderes descrevem como “descarada” a nova tendência de criminosos armados invadirem cultos religiosos na África do Sul, algo que não era comum. O Pastor Drewmore Sikhosana, um líder pentecostal em Joanesburgo, falou sobre como igrejas, mesquitas, templos, mal defendidos, agora são os mais novos alvos para os ladrões.

Segundo Baptist News, a pobreza na África do Sul disparou nos últimos 10 anos e se alimentou de um vórtice de crimes fugitivos, o que levou a 7.000 residentes assassinados apenas nos últimos três meses de 2022 e 6.000 roubos de carros no mesmo período.

“Há uma percepção crescente entre as gangues do crime organizado da África do Sul de que as igrejas e mesquitas são extravagantes. Eles possuem quantias luxuosas de dinheiro de dízimos e doadores nos Estados Unidos, Europa e países árabes ricos”, disse o Pastor.

Portanto, ele informa que adventistas, batistas, pentecostais, muçulmanos, nenhuma fé é cada vez mais poupada em uma África do Sul cada vez mais sem lei. A polícia, os líderes religiosos  estão alarmados e indignados quando uma série de assaltantes armados e atinge lugares com uma regularidade crescente.

“Era inédito até mesmo para criminosos extremos na África do Sul invadir um púlpito com um fuzil e coagir a todos, pelo menos aqui no oeste da África do Sul”, disse Sylvester Moyo, da Igreja Cristã Sião Africanista, que foi atacada na Páscoa de 2022.

Desse modo, o criminalista e ex-detetive da força policial sul-africana Desire Vala, disse que enquanto a pobreza é agora desenfreada na África do Sul, é mais difícil para os criminosos bombardear ou assaltar bancos devido à tecnologia sofisticada e escoltas armadas. Portanto, novos alvos mais macios devem ser encontrados.

Por fim, Vala acrescentou que a África do Sul, enquanto está sendo dominada por uma alta taxa de criminalidade, está assistindo ao fracasso gradual do policiamento eficaz. Novos dados divulgados no ano passado constataram que a capacidade da polícia sul-africana de resolver casos de assassinato caiu em 55% desde 2011.

Trending

Sair da versão mobile