educação financeira

Disseminar a educação financeira, uma missão realizada com fé

Quando se trata de questões financeiras, é comum encontrarmos algumas relações equivocadas sobre o dinheiro e o texto bíblico.

em

Hoje queria abordar o tema educação financeira de forma um pouco diferente. Gostaria de fazer o meu testemunho de como esse tema fez parte de minha vida e por que tenho como uma missão pessoal disseminar esse conteúdo. Com a glória de Deus, esse tema foi posto em meu caminho desde muito pequeno. Assim, posso dizer que minha história foi norteada por duas diretrizes: sonho e fé.

Por isso, para mim, um homem sem sonho é um homem triste, não sabe aonde chegar; a mesma coisa ocorre com a falta de fé. Temos que acreditar, acima de tudo em Deus, que nos guia nos mais variados momentos da vida, e também acreditar que podemos traçar um caminho melhor para o nosso futuro.

E meu caminho melhor comecei a trilhar ainda pequeno, em minha cidade natal, Casa Branca, interior de São Paulo. Vindo de uma família humilde, sendo filho de pai ferroviário e mãe autônoma, tive uma infância na qual o dinheiro era bastante contado, por isso, meus pais sempre me ensinaram a valorizar e agradecer o pouco que tínhamos.

A importância dos sonhos em minha vida teve início aos doze, quando queria muito uma bicicleta, mas não tinha como adquirir, por falta de dinheiro. Mas não desisti desse sonho e, com perseverança, tracei esse como objetivo, criando uma estratégia para essa conquista.

Primeiro fui até a loja e procurei saber quanto custava. Arrumei um emprego de auxiliar de camelô e, logo que recebia o valor mensal, guardava a maior parte para comprá-la. Em 10 meses, consegui o dinheiro e pensei: “realizei meu sonho!”.

Porém, tive a felicidade de Deus colocar uma pessoa especial em meu caminho que me fez ir além do caminho comum das pessoas. Ao chegar à loja, apontei para a vitrine, pedi para que o proprietário pegasse a bicicleta, e disse “toma aqui o dinheiro”, jogando no balcão.

Naquele momento, o dono da loja me deu um grande ensinamento: me explicou que dinheiro não aceitava desaforo e me mostrou a necessidade de respeitar o dinheiro e de pedir desconto. Dito isso, me devolveu parte da quantia, pedindo para que eu poupasse.

Essa mensagem guardei para a minha vida, assimilando a estratégia adotada na época, de poupar mensalmente para realizar meu desejo como a base daquilo que viria a ser toda a minha obra. Um jeito simples de lidar com o dinheiro, mudando hábitos, realizando sonhos e construindo um futuro próspero.

Por falta de orientação, muitas pessoas acabam não sabendo conduzir suas finanças. Jesus nos deixou várias lições relacionadas ao uso do dinheiro. O Evangelho de Mateus nos traz ensinamentos sobre dívidas, riquezas, compras e esmolas, além de nos mostrar que, como cristãos, devemos buscar primeiramente o Reino de Deus e a sua justiça, que todas as outras coisas nos serão acrescentadas.

Quando se trata de questões financeiras, é comum encontrarmos algumas relações equivocadas sobre o dinheiro e o texto bíblico. O Senhor nos designou a viver uma vida digna na Terra, que nos preparará para viver a plenitude no seu Reino. Por isso, é desejo de Deus que tenhamos sabedoria para vivermos uma vida financeira plena e confortável. E é sob essa ótica que escreverei mensalmente aqui na revista, com a missão de disseminar educação financeira a todos.

Trending

Sair da versão mobile