mundo

Coreia do Norte faz teste de míssil de longo alcance

As operações foram classificadas como um êxito depois que o projétil alcançou alvos a 1,5 mil km de distância.

em

Ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un (Foto: Reprodução/YouTube)

Neste domingo (12), a imprensa oficial da Coreia do Norte divulgou que no final de semana um novo míssil de cruzeiro de longo alcance foi testado. O país ainda não avançou no diálogo com os Estados Unidos sobre o tema.

Mais de um lançamento ocorreu entre sábado e domingo, segundo a agência de notícias estatal KCNA, que classificou as operações como um êxito depois que o míssil alcançou alvos localizados a 1,5 mil km de distância.

“O desenvolvimento do míssil de cruzeiro de longo alcance, uma arma estratégica de grande importância para alcançar o objetivo-chave do plano quinquenal para o desenvolvimento das ciências da defesa e os sistemas de armas estabelecidos no VIII Congresso do Partido tiveram um avanço”, indicou a nota da mídia.

Novos mísseis

Os projéteis de cruzeiro não precisam ser sancionados pelo Conselho de Segurança da ONU, visto que eles são considerados como uma ameaça de menor escala.

O texto divulgado assinala o desenvolvimento destes novos mísseis nos últimos dois anos que ocorreram com êxito em testes exaustivos de “componentes de mísseis, dezenas de testes de propulsão do motor em terra, vários testes de voo, testes de controle e guiado e testes sobre a potência das ogivas”.

O teste foi realizado depois que o regime da Coreia do Norte realizou um desfile militar sem exibição de tanques e armas na última quinta-feira, para comemorar o 73° aniversário da fundação do país.

Na ocasião, o líder comunista Kim Jong-un não participou dos lançamentos neste fim de semana.

Trending

Sair da versão mobile