opinião

Como estabelecer metas espirituais de Ano Novo

Defina algo que queira fazer para o seu crescimento espiritual.

em

Mulher com as mãos em oração em cima da Bíblia (Foto: Envato / Halfpoint)

Qualquer administrador conhece bem a importância de estabelecermos metas para a gestão de negócios, liderança ou administração eclesiástica. Essa importância também é reconhecida por pessoas comuns que desejam alcançar algo específico. Mas e quanto a metas espirituais?

Ainda que o conceito pareça novo para você, buscar atingir uma meta espiritual tem sido um conceito antigo nas Assembleias de Deus. Nossas igrejas incentivam os fiéis a buscarem o batismo com o Espírito Santo, os dons espirituais e o crescimento ministerial.

Temos também na Palavra de Deus alguns exemplos de pessoas que tiveram crescimento espiritual, o que nos deixa claro que esse anseio não está errado, mas é algo saudável para a vida dos cristãos. Jesus Cristo, por exemplo, “crescia em sabedoria, estatura e graça para com Deus e os homens”, diz Lucas 5.52.

Se você já estudou a respeito de metas, então conhece bem o acróstico para se estabelecer metas alcançáveis, chamado de “metas SMART”. As letras da palavra SMART, em inglês, ajudam a estabelecer o que se deseja.

Vejamos:

S – Corresponde a inicial da palavra “specific”, que traduzido significa “especifica”;
M – É a inicial da palavra “measurable”, que significa “mensurável”;
A – Inicial de “achievable”, que significa “alcançável”;
R – “Relevant”, que significa “relevante”;
T – Vem de “time”, que significa “tempo” ou “prazo”;

Ou seja, uma meta precisa ser específica, que fala sobre determinar de forma clara aquilo que se deseja. Ela precisa também ser mensurável, que na prática quer dizer que é preciso definir indicadores para alcança-la. Alcançável, ter alguma relevância e um prazo para ser atingida.

Uma das metas espirituais que podem ser buscadas e que tem as características SMART, é a leitura de toda a Bíblia no prazo de um ano.  Para isso, você precisa estabelecer a quantidade de versículos, o tempo de leitura e a importância desta tarefa.

Lembre-se o que disse o salmista: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Salmos 119.105).

Também é possível estabelecer como meta SMART atingir uma carga horária de oração. Muitos pastores estabelecem essa meta espiritual em suas igrejas, produzindo milhares e até mesmo milhões de horas de oração.

A Bíblia diz em Salmos 65.2: “Ó tu que ouves a oração, a ti virão todos os homens”.

E se a sua meta espiritual fosse evangelizar? Quem sabe você deseja distribuir 10 mil folhetos em um ano. Como poderia fazer disso uma meta SMART? Quem sabe dividindo o número de folhetos a serem distribuídos por dia?

Realmente seria uma linda meta espiritual para quem deseja cumprir o “Ide” de Jesus Cristo. “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).

Poderia estabelecer uma meta evangelística para o teu trabalho, compartilhando o amor de Deus com as pessoas que estão com você na empresa. Ou quem sabe na escola, universidade ou vizinhança.

Há inúmeras metas espirituais que poderiam ser estabelecidas, que certamente agradariam a Deus. Como metas de jejum semanal, com ou sem líquido, com ou sem abstenção total de alimentos, etc.

O importante é que você inicie o novo ano com o desejo de fazer mais coisas que possam agradar a Deus. Ao invés de priorizar as coisas materiais, procure priorizar a tua vida espiritual, pois certamente as demais coisas o Senhor se encarregará.

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)

Trending

Sair da versão mobile