Siga-nos!

opinião

Você já leu a Bíblia toda?

Nossa intenção com esse desafio é despertar o leitor para algumas verdades irrefutáveis que podem ocorrer na vida de quem já leu a Bíblia toda.

em

Bíblia (Imagem de Pexels por Pixabay)

A pergunta do título deste texto soa-nos como um desafio. Talvez você já tenha ouvido alguém te interpelar: “Você já leu a Bíblia completamente?”. Se ainda não, agora está ouvindo esta instigação.

Antes de mais nada, ao lançarmos este desafio em forma de pergunta não temos a pretensão de externarmos uma falsa espiritualidade, pois bem sabemos acerca daquelas pessoas que adoram ressoar aos ouvidos alheios seus recordes de leitura da Bíblia. Esta não é a nossa pretensão aqui. Pelo contrário, queremos instigar as pessoas a terem uma experiência mais profunda com Deus através de um conhecimento mais profundo produzido pela leitura das Escrituras.

Nossa intenção com esse desafio é despertar o leitor para algumas verdades irrefutáveis que podem ocorrer na vida de quem já leu a Bíblia toda. E, obviamente, não vamos aqui esgotá-los, até porque o Mandamento do Senhor é ilimitável (Sl 119.96).

Se você já leu toda a Bíblia, sabe que este feito produz no concluinte satisfação e alegria sem igual. À titulo de exemplo: desde 2016 temos um grupo de leitores da Bíblia numa determinada rede social e, tempos atrás, ao término de mais um ano de leitura, um irmão externou-nos sua imensa satisfação e alegria em ter lido, pela primeira vez, de modo completo as Sagradas Escrituras. Inclusive, este irmão ficou muito emocionado, pois, segundo ele, havia tentado ler o Livro Santo cabalmente várias vezes, porém sem êxito.

Maior conhecimento bíblico é outra verdade na vida de quem ler o Livro todo. Quem já conseguiu fazê-lo sabe que o leque de entendimento bíblico lhe é ampliado. Passagens que outrora lhe pareciam obscuras, agora se mostram clarificadas. Por exemplo, quando lemos 1 Reis 17.1, num primeiro momento pensamos que as palavras em si de Elias tinham poder para encerrar a chuva sobre Israel. Todavia, ao lermos Tiago 5.17-18, vamos desanuviar essa questão, pois nesta passagem fica claro que, antes de falar com o rei Acabe, o profeta havia orado a Deus, pedindo para que não chovesse.

Além do conhecimento bíblico aumentado, quem ler completamente a Bíblia tem mais perto de si a sabedoria. Veja o que disse um homem de Deus acerca da Palavra: “Tu [Deus], pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medido nos teus testemunhos” (Sl 119.98-99, grifo nosso). Ademais, quem nunca procurou conselhos com leitores assíduos da Bíblia?

Já tivemos a oportunidade de lermos vários livros, mas nenhum se iguala em valor e importância ao Texto Sagrado. Quem ler este livro percebe isso claramente. Por isso que o salmista disse: “Melhor é para mim a lei da tua boca do que inúmeras riquezas em ouro ou prata” (Sl 119.72).

Defesa da fé aguçada também é um fato experimentado por quem medita em todo o Livro Sagrado. Dias atrás, escutei de um irmão que estava pregando acerca do cuidado doutrinário que devemos ter com nossa vida espiritual. Enquanto discorria seu sermão, aquele irmão advertia a igreja para a necessidade de termos o hábito de sempre conferirmos nas Escrituras tudo o que ouvimos do púlpito. Acrescentamos: de amigos, das redes sociais, de livros, da internet, etc.

Mais vontade de partilhar o conhecimento adquirido é igualmente uma das marcas de quem gosta de ler sistematicamente a Bíblia. Analogicamente, esse desejo assemelha-se ao de um doente que encontra a cura para a sua ignorância espiritual e quer também compartir com outras pessoas essa maravilhosa descoberta. Além do mais, quem já navegou por todas as páginas bíblicas tem mais assunto para conversar quando o miolo da conversa é algo bíblico, não é verdade?

Outro fato de quem já leu toda a Bíblia é que sempre acaba sentindo vontade de relê-la. Ou seja, mais cedo ou mais tarde, acabamos sentindo o desejo de retomarmos as leituras das histórias bíblicas, das sabedorias, das poesias, das profecias, das biografias, das epístolas, etc. E essa atitude de retomada vai desenvolvendo em nós cada vez mais o amor incondicional pela Palavra de Deus.

Caro (a) leitor (a), esperamos que você já tenha lido toda a Bíblia. Todavia, se ainda não conseguiu concluir esse maravilhoso desafio, que tal começá-lo agora mesmo? E caso você já o tenha concluído em algum momento de sua vida e não o repetiu, será que já não é hora de voltar a fazê-lo? Vamos (re) ler toda a Bíblia? Eis o grande desafio!

Casado. Presbítero na Igreja Batista Missionária Kadosh, em Recife - PE. Blogueiro evangélico desde abril de 2010. Formado em Teologia (Curso Livre). É pedagogo (professor) e pós-graduado em Coordenação Pedagógica.

Trending