Siga-nos!

estudos bíblicos

Você interpretou o Salmo 23 de maneira errada

Uma análise hermenêutica do verso 1 do Salmo 23.

em

Ovelhas (Julian Hochgesang / Unsplash)

Eu não conheço outro versículo mais recitado, pregado e amado do Antigo Testamento que não seja o Salmo 23.1. Vejamos algumas Traduções:

  • “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.” (ARC)
  • “O Senhor é o meu pastor; nada me falta.” (KJA)
  • “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.” (NVI)
  • “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.” (ARA)
  • “מִזְמֹ֥ור לְדָוִ֑ד יְהוָ֥ה רֹ֝עִ֗י לֹ֣א אֶחְסָֽר׃” (Old Testament Leningrad Text)

Primeiro passo para uma boa hermenêutica (ciência, técnica que tem por objeto a interpretação de textos religiosos ou filosóficos, esp. das Sagradas Escrituras) de um texto é aplicarmos uma boa exegese (comentário ou dissertação que tem por objetivo esclarecer ou interpretar minuciosamente um texto ou uma palavra).

Tomemos o versículo no original hebraico:

אֶחְסָֽר לֹ֣א רֹ֝עִ֗י יְהוָ֥ה לְדָוִ֑ד מִזְמֹ֥ור
Eh-sar lo roi Yehav(Jeová) L’David Miz-mo-wr
Faltará Não Amigo Íntimo Adonai de David Cântico

A verdadeira tradução do Salmo 23.1 então ficaria assim:

“Adonai (Meu Deus) amigo íntimo não faltará.”

Davi aplica a palavra רֹ֝עִ֗י (Roi = Rea = Amigo) porque do verso 1 ao 4 ele se compara como uma ovelha e do 5 ao 6 ele passa a habitar na Casa do Senhor, o sentido de Pastor é uma metáfora.

As traduções não estão “erradas”, mas nos “induzem” ao erro, uma vez que ao fazermos a interpretação do texto em lide entendemos que, o fato de o Senhor ser o nosso pastor, não deixará faltar a nossa subsistência cotidiana. Porém é muito clara a perícope no original.

O que não faltará, para aqueles que são amigos íntimos do Senhor, não são as “coisas” efêmeras e passageiras desta vida, mas a Sua Inefável Presença. A construção da frase no hebraico é bem simples.

É tão verdade que se invertermos o sentido do Salmo a significação é a mesma:

“Não me faltará o amigo íntimo, meu Deus”

Agora podemos compreender que o verdadeiro significado do Salmo 23.1 é exatamente o contrário do muitos tem pregado, ensinado e ouvido durante tantos anos. É uma interpretação muito egoísta aquela que diz: “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará“, pois nos leva a acreditar que o fato de sermos cristãos nunca padeceremos escassez de nada.

É uma ideia difícil até de se sustentar diante de tantas dificuldades por que passaram os heróis do Antigo e Novo Testamento.

“Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” Fp 4:12 e 13 (Grifo meu)

Veja que Paulo passou fome e necessidades, porém foi sustentado pela presença do Senhor. Aquele que o fortalece é a razão de seu sustento e vitória. O alimento e os bens lhe faltaram, mas o “Amigo Íntimo, o Senhor Adonai e Aquele que o Fortalece não lhe faltou”, e ainda  2 Co 12.7-10:

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” (Grifo meu)

Uma tradução mais coerente para a nossa língua portuguesa poderia ser:

“Ainda que as circunstâncias desta vida me privem de todas as coisas, não sentirei falta de nada, porque o Senhor, meu amigo Íntimo não faltará, Ele estará sempre comigo”

A ênfase do versículo 1 não está na providência das coisas materiais, mas na presença constante do Senhor ao lado daqueles que n’Ele confiam, ainda que tudo lhes falte.

A bem da verdade, se o Eterno, Soberano Senhor e nosso Amigo Íntimo está conosco não sentiremos mais falta de NADA.

Que o Senhor te abençoe e te guarde.

Graduado em Teologia. Pós-graduado em Teologia Bíblica. Mestre em Sociologia da Religião. Doutorando em Teologia.

Trending