Siga-nos!

estudos bíblicos

Vença o egocentrismo

Não vos conformeis com os padrões deste mundo. Sede transformados pela renovação da vossa mente

em

A realidade dos nossos dias é dura. O pensamento egocêntrico tem sido a marca dessa geração. Quantas vezes não identificamos o ego falando mais alto, ou melhor, gritando em comportamentos por aí? Essas atitudes não agradam a Deus e o foco cristão não é amar a si mesmo acima de tudo e todos. É amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso irmão como a nós mesmos. Aqui, o foco muda. Não vivo para mim, não vivo para me engrandecer. Eu vivo para servir.

O mundo não ensina isso, pelo contrário, ensina a valorização do eu. A palavra de Deus nos instrui a andarmos na contramão do mundo e não segundo os seus princípios. O evangelho nos conduz a saber que o cristianismo envolve renúncia do eu, a morte da vontade e a entrega da auto realização aos pés da cruz. O apóstolo Paulo, na carta aos romanos, atesta: “E não vos conformeis com este século, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:2).

Não devemos seguir os preceitos deste mundo, não devemos nos conformar com o que temos visto em nossos dias. Onde quer que estejamos, nós somos chamados para propagar o amor de Deus e a Sua verdade. Jesus nos deixa uma lição tão preciosa “Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mateus 20:28). O próprio Cristo, o Deus de todas as coisas, sim, ele nos ensinou sobre humildade e nos instruiu a andarmos como Ele andou.

Não precisamos ir longe para encontrarmos comportamentos egocêntricos. A era moderna é marcada por excesso de autoafirmação. As redes sociais estão repletas de pessoas que expõem suas vidas ao nível máximo para impressionar outras pessoas. Muitas vezes, o amigo não aproveita o café da tarde com o outro como deveria. O encontro serve de pretexto para fazer mais um registro nas redes. Ou, ao encontrar com a família no almoço de domingo, a mesa vira uma espécie de “disputa” para ver quem é melhor, quem tem mais posses, quem é mais atarefado, quem é mais e mais…

Muitos cristãos estão esquecendo de sua missão na caminhada. Estão à vontade diante dos padrões deste mundo. Lembre-se novamente do alerta do apóstolo Paulo – Não vos conformeis com este mundo! O evangelho de Jesus não tem como foco afagar o nosso ego, não! O evangelho nos fala de mudança, de confronto, de humildade, de perder para ganhar.

Não relativize princípios. Não tente moldar os desígnios de Deus conforme interesses pessoais. A palavra de Deus é infalível e imutável, ela não irá mudar para se adequar ao nosso tempo. Deus não muda princípios para acompanhar a “modernidade”. Volte os olhos para a missão: Não vos conformeis com este mundo”. Que sejamos agentes transformadores e não conformadores.

Cristã, jornalista, esposa do Vinicius, mãe do Heitor, apaixonada por Jesus, sirvo na igreja bola de neve de Brasília.

Trending