Siga-nos!

opinião

Vai ter festa na Casa das sete colunas. Descubra se você está na lista de convidados!

Você está nesta lista?

em

Quando criança costumava assistir a um seriado de TV americano, por nome aqui no Brasil de Jeanne é um gênio, escrito e produzido pelo consagrado escritor Sidney Sheldon. Um resumo da trama era; um piloto da NASA, capitão Anthony Nelson, ao cair acidentalmente em uma ilha encontra uma misteriosa garrafa, e ao esfrega-la vê sair de lá uma bela moça em forma de um ser das Mil e Uma Noites chamada Jeanne, com poderes ilimitados.

Mas, diferentemente de outros gênios das lendas árabes, Jeanne não oferece ao capitão Nelson somente três pedidos. Ela se apaixona por ele e passa a chama-lo de amo, e os dois voltam juntos para América para viverem intermináveis aventuras.

E agora, descartando garrafas e gênios, lembro-me de outro enredo. Um rapaz, que não era astronauta americano, mas um jovem Rei em Israel, que estava deitado no seu quarto e teve um sonho com um ser invisível. Este Ser, que o rapaz já sabia ser o Deus de Israel, lhe disse, “Peça-me o que quiser, e eu darei a você!”.

Surpreendido por esta oferta, fico a pensar no que lhe passou pela mente antes de bater o martelo e fazer a sua escolha final. À sua frente ele tinha um reino para pôr em ordem, então, o que pedir?

Sabemos pelo capítulo final dessa narrativa bíblica que ele fez a escolha certa, e Deus o elogiou pela escolha. Ele pediu sabedoria. Nada de uma vida longa, riquezas ou poder.

E o que você pediria?

Tempos depois, Salomão escreve dois livros que falam um pouco dessa escolha, e a consequência advinda dela. Um desses livros é o de Provérbios, onde ele transfigura a sabedoria como uma mulher gritando na praça, nas estradas e encruzilhadas e à porta de cada casa, dizendo: “Ei, você que é inexperiente, escolha a mim”! Pv 8.5 (Parafraseado)

E no capitulo 9 ele diz que essa mesma mulher, a Sabedoria, construiu uma mansão incrível, digna da capa da revista Vogue. É lá que tem o ranking de disputa do título de Propriedade mais cara do mundo, não é?

Preço astronômico, beleza, conforto e luxo são critérios indispensáveis para se obter este título. E muitas propriedades de Beverly Hills, de Miami, ou da Riviera Francesa sempre surgem nesta classificação. E são nessas casas que os ricaços dão suas festas badaladas e luxuosas. Dizem que a lista de convidados é bastante seletiva, e a expectativa dos jornais e tabloides é sempre grande sobre quem serão os escolhidos.

E o que sabemos sobre a Casa da Sabedoria? Pouca coisa.

Que na estrutura arquitetônica desta magnífica propriedade existem sete colunas. E que lá há um salão elegante, com um buffet  farto, de carne e vinho, já preparados para uma grande festa, e que nessa festa há também uma lista. Sim, existem convidados especiais para o banquete da Sabedoria. Mas, quem são estes?

E a resposta está ao longo do livro de Provérbios. Mas no capítulo 9 ele se encontra mais sintetizado: “Venham à minha casa as pessoas sem compreensão da vida. Aos que não têm entendimento diz: ‘Venham e comam do meu banquete e bebam do vinho que preparei’”.  Pv 9.5-6 (Nova Bíblia viva)

Reveladas as características: gente carecente de juízo e direção, podemos perguntar, e você? Se enquadra nestes dois itens? Se sim, então você reconhece sua condição de miséria e necessidade e deve participar da festa da Sabedoria.

Mas, infelizmente verificamos serem raros os que se colocam nestas categorias. Poucos conseguem fazer um autorretrato, ou uma “selfie” justa e adequada, e ao final se qualificarem carecente de juízo, ou precisando de entendimento. O mais habitual é ver pessoas iguais aos membros da igreja de Laodicéia, que dizem: “Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma”. Ap 3.17

Mas a Sabedoria continua clamando a plenos pulmões, “Olhem para si mesmos e venham”! E se alguém for atraído pelo chamado, entrará para a festa. E uma vez no festejo, o autoconhecimento e o reconhecimento de quem realmente somos fluirá.

E então, no capítulo 1 da carta aos Coríntios é feita uma grande revelação. E essa revelação não saiu de uma garrafa, em uma ilha isolada, como nas visões das Mil e uma noites. E que revelação é esta? Sobre quem é, de fato o dono da Casa das sete colunas!

O dono da casa é Cristo, ele é a Sabedoria de Provérbios. E por causa dele podemos agora fazer parte da festa mais incrível de todos os tempos. “ Cristo, poder de Deus é a sabedoria de Deus”. 1 Co 1.9

E foi Nele que Deus se revelou em definitivo, nos oferecendo muito mais que um pedido: a salvação, que é o maior dos convites. A redenção em Cristo é justamente isso: o comparecimento para as “Bodas do Cordeiro”.

E enfim, o episódio final já foi escrito, e o trailer já foi entregue. E na vinda de Cristo a Casa das sete colunas abrirá em definitivo suas portas, e o mestre de cerimonia dirá “Venham, benditos do meu Pai, para o Reino preparado para vocês desde a criação do mundo”!

Você está nesta lista?

Jornalista e escritora, com um livro publicado "Feminilidade Bíblica - Repensando o papel da mulher à luz de cantares", e também escritora de livro didático. Casada com Nelson Ferreira, pastor da IPB, mãe da Acsa e avó da Clarisse. Em breve publicará seu primeiro romance .

Trending