Siga-nos!

mundo

Ucrânia denuncia mais de 300 casos de estupro por tropas russas

Fotógrafo registrou mulheres nuas e parcialmente queimadas.

em

Civis assassinados e enterrados em vala comum na Ucrânia
Civis assassinados e enterrados em vala comum na Ucrânia (Foto: Reprodução/Twitter)

A violência instaurada pela Rússia em território ucraniano vem relevando os horrores que a guerra pode produzir, incluindo mais de 300 casos de estupros contra mulheres ucranianas por tropas russas relatados pelas Forças Armadas da Ucrânia.

De acordo com os registros, os casos incluem meninas de 12 a 14 anos, que sofreram violência sexual durante a invasão ordenada pelo ditador Vladimir Putin, descritos como “estupradores sem limites morais” pelos militares ucranianos.

“A Rússia está estuprando a Ucrânia. Eles estão bombardeando nossas cidades, saqueando, assassinando, estuprando mulheres”, afirmaram.

Na última semana imagens de civis mortos e alguns enterrados em vala comum foram divulgadas pela imprensa, incluindo três mulheres e um homem que estavam empilhados debaixo de um cobertor. O fotógrafo Mikhail Palinchak relatou que as mulheres estavam nuas e parcialmente queimadas.

Ao The Guardian, ele afirmou que as imagens aumentam a suspeita de que o exército russo tenha praticado violência sexual contra ucranianas, o que é considerado um crime de guerra.

“Recebemos várias ligações para nossa linha direta de emergência de mulheres e meninas em busca de assistência. Não conseguimos alcançá-las por causa dos combates”, disse Kateryna Cherepakha, presidente da organização La Strada, na Ucrânia.

A Missão de Monitoramento de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas está verificando as denúncias de estupro, de acordo com Rosemary DiCarlo, chefe de assuntos políticos da ONU.

“Isso inclui estupro coletivo e estupros na frente de crianças. Também há denúncias de violência sexual por parte das forças ucranianas e milícias de defesa civil”, revelou Rosemary.

Trending