Siga-nos!

israel

Turquia teria iniciado conversas secretas com Israel para normalizar relações

Conversas estão sendo mantidas em segredo, segundo fontes.

em

Netanyahu e Erdogan
Benjamin Netanyahu e Recep Tayyip Erdogan (Foto: Reprodução/Al-Monitor)

As autoridades israelenses e o chefe de serviço de inteligência nacional da Turquia têm sustentado conversas secretas com o objetivo de colocar um fim nas relações conturbadas, segundo fontes não identificadas.

Informações são de que nas últimas semanas aconteceram reuniões entre representantes de Israel e o representante da Turquia, Hakan Fidan, em um local não identificado e que está sendo mantido em segredo por ambos os governos.

Desde maio de 2018 não há embaixador em nenhum dos dois países, depois que a Turquia expulsou o embaixador de Israel por causa de ataques na Faixa de Gaza quando palestinos iniciaram uma série de atentados devido a mudança da embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para Jerusalém.

Em Ancara cresce as suas preocupações com o novo governo dos EUA, temendo que Biden seja menos compreensivo com a belicosidade do turco Recep Tayyip Erdogan, que atacou três vezes os curdos sírios desde 2016.

Erdogan enviou também tropas e mercenários sírios para a Líbia, Azerbaijão, no cruzamento da Grécia com as águas do Mar Egeu e do Mediterrâneo oriental.

O medo é que Biden não proteja a Turquia de punições sobre a compra de mísseis russos S-400 e da participação principal do banco turco estatal Halkbank, que propicia o petróleo ilegal do Irã para o comercio de ouro com rendimento multibilionário.

A pesquisadora sênior do Instituto Israelense de Estudos de Segurança Nacional, disse que pode haver espaço para uma oportunidade nova e disse que “o que a Turquia pode oferecer neste momento, e Israel gostaria, são garantias turcas de que o Hamas não está usando seu solo para orquestrar atividades terroristas contra ele e a Autoridade Palestina.

“Essas promessas foram feitas a Israel no passado, mas houve relatos eles estavam de fato quebrados. Mais garantias concretas nessa direção, portanto, podem ser um bom ponto de partida”, completou Lindenstrauss.

Segundo os relatos do Al-Monitor, há um consenso sobre a facilitação sobre os antigos domínios otomanos na Turquia depois que os militares dos EUA e o envolvimento diplomático caíram na região.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending