Siga-nos!

Internacional

Turquia fornece armas ao Boko Haram, denuncia TV egípcia

Interceptação telefônica confirmou ajuda de Erdogan à grupos terroristas islâmicos.

em

Recep Tayyip Erdogan e soldados com armaduras do Império Otomano. (Foto: Adem Altan / Reuters)

Uma reportagem do canal Ten.tv, exibida no Egito, diz que a Turquia está fornecendo armas para o Boko Haram na Nigéria, grupo terrorista que tenta criar um Estado baseado na sharia, a severa lei islâmica.

O apresentador do Ten.tv, Nasha’t al-Deyhi, revelou, uma interceptação telefônica confirmando essa ligação.

“O vazamento de hoje confirma sem dúvida que Erdogan, seu Estado, seu governo e seu partido estão transferindo armas da Turquia para – isto é um choque, para onde você pode perguntar – para a Nigéria; e para quem? para o Boko Haram”.

A Newswatch da CBN conversou com o jornalista especialista em Oriente Médio e Islã, Raymond Ibrahim, que analisou a situação e deu detalhes sobre esta acusação noticiada no Egito.

“A gravação foi feita em 2014 ou 2015 e foi amplamente divulgada em certas áreas, mas nos EUA e no Ocidente, não foi muito [divulgado]”, disse Ibrahim.

O jornalista explica que pode ser que o presidente turco Recep Tayyip esteja financiando os grupos terroristas o que poderia ser provado com a morte do califa do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, a poucos metros da Turquia.

Outro dado mostrado pelo especialista é sobre as armas cada vez mais sofisticadas usadas pelos terroristas na África. Não apenas na Nigéria, mas em outros países, não apenas o Boko Haram, mas também o pastores islâmicos da tribo Fulani.

Publicidade