Siga-nos!

Internacional

Tropas dos EUA que deixarem a Síria “permanecerão na região”, diz Trump

EUA também vai impor sanções contra a Turquia.

em

Donald Trump. (Foto: Mandel Ngan/AFP/Getty Images)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (14) que as tropas americanas que deixarem a Síria ficarão na região para conter o ressurgimento do Estado Islâmico (EI).

“As tropas dos Estados Unidos que saírem da Síria agora serão realocadas e vão permanecer na região para monitorar a situação e prevenir uma repetição de 2014, quando a negligenciada ameaça do ISIS [acrônimo do EI usado em inglês] cruzou a Síria e o Iraque”, declarou.

Diante da ofensiva da Turquia contra os curdos na Síria, Trump anunciou que autorizou sanções econômicas contra o regime de Recep Erdogan.

“Estou totalmente preparado para destruir rapidamente a economia da Turquia, se os líderes turcos continuarem seu caminho perigoso e destrutivo”, tuitou.

O secretário americano da Defesa, Mark Esper, afirmou que os EUA vai pedir a seus aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que apliquem sanções contra a Turquia.

“Esta incursão inaceitável também mina a bem-sucedida missão internacional ‘Defeat ISIS’ (Derrotar o ISIS, acrônimo do EI usado em inglês) na Síria e resultou na libertação de muitos detidos perigosos do ISIS”, afirmou o secretário.

Publicidade