Siga-nos!

ciência & tecnologia

Terra está girando mais rápido: o tempo voa de maneira recorde

O planeta está acelerando e um segundo bissexto negativo pode ser necessário.

Michael Caceres

em

Planeta Terra (Foto: PIRO4D/Pixabay)

A Terra está girando anormalmente rápido, relatou o The Telegraph. A sensação de que o tempo voa faz sentido, já que o planeta está completando sua rotação em 1,4602 milissegundos a menos do que os habituais 86.400 segundos.

O movimento complexo do núcleo da Terra, oceanos e atmosfera, faz sua velocidade de rotação variar constantemente, bem como o efeito de corpos celestes como a lua. No entanto, a mudança da distância entre Terra e Lua, além da fricção das marés fizeram a velocidade variar diariamente.

De acordo com o Telegraph, até mesmo as neves que se acumulam nas montanhas e derretem no verão podem provocar variação na rotação. Em 19 de julho de 2020, por exemplo, houve o registro do dia mais curto desde que começaram a ser registrados em 1960.

Anteriormente, o dia mais curto registrado foi em 2005, mas que acabou batido 28 vezes em 2020, e 2021 deve ser o ano mais rápido de todos os tempos, com o dia médio passando 0,5 milissegundos mais rápido do que o normal.

Como o planeta está acelerando, pode se tornar necessário um segundo pulo negativo nos relógios atômicos, alinhando assim corretamente com a rotação do mundo, seria a primeira vez que um segundo seria removido dos relógios globais.

“É certamente correto que a Terra está girando mais rápido agora do que em qualquer momento nos últimos 50 anos”, disse Peter Whibberley, pesquisador sênior do grupo de tempo e frequência do National Physical Laboratory.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending