Siga-nos!

justiça

TCU decide responsabilizar Dallagnol por gastos da Lava Jato

Ex-coordenador da Lava Jato poderá ficar inelegível.

em

Deltan Dallagnol. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu responsabilizar Deltan Dallagnol, ex-coordenador da Operação Lava Jato em Curitiba, pelas despesas aos cofres públicos com procuradores durante o combate à corrupção.

Em decisão que demonstra claramente o espírito de revanchismo contra os integrantes da maior operação de combate à corrupção que o país já viu, a decisão também incluiu o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Surpreendentemente, o ex-procurador é acusado por ter utilizado locação e hospedagem dos procuradores da força-tarefa menos econômicas do que poderiam ter sido utilizadas.

O relator Bruno Dantas aponta que ter encontrado “indícios” para caracterizar ao menos três irregularidades: falta de fundamentação adequada para a escolha do modelo de locomoção; violação ao princípio da economicidade; e ofensas ao princípio da impessoalidade.

Com decisão, a segunda Câmara do TCU deverá investigar o caso e aplicar eventuais ressarcimentos. Além disso, o TCU deverá solicitar ao Ministério Público de Contas que “identifique e elabore proposta de citação dos procuradores que propuseram o modelo de força-tarefa adotada na Lava Jato”.

Se for condenado, Dallagnol poderá perder seus direitos políticos, ficando inelegível. Ele é pré-candidato a deputado federal pelo Podemos.

Trending