Siga-nos!

mundo

Talibã toma poder no Afeganistão após Biden retirar tropas americanas

Presidente do país fugiu para o Tajiquistão horas depois de grupo terrorista cercar a capital.

em

Talibã no Afeganistão
Talibã no Afeganistão (Foto: Reprodução/YouTube)

O grupo terrorista Talibã voltou a tomar o poder no Afeganistão depois de o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, determinar a retirada das tropas americanas do país, gerando caos e forçando o presidente Ashraf Ghani a fugir para o Tajiquistão.

A decisão do presidente do Afeganistão de deixar o país se deu horas depois de o grupo cercar a capital do país, Cabul, tomando o controle também do palácio presidencial.

O grupo extremista defendia uma rendição pacífica do governo.

Suhail Shaheen, porta-voz do Talibã, fez um “chamado ao presidente Ashraf Ghani” e a outros líderes para que atuem também em uma “transição pacífica de poder” para o grupo extremista islâmico.

A tomada de Cabul pelos talibãs ocorre 20 anos depois de o grupo extremista ser expulso da capital afegã pelos Estados Unidos, que invadiram o país dias após os ataques de 11 de setembro de 2001, e em meio à retirada dos militares norte-americanos do país.

“Nossa liderança instruiu nossas forças a permanecerem nos portões de Cabul, não a entrar na cidade”, disse o porta-voz em uma entrevista à BBC. “Estamos aguardando uma transferência pacífica de poder.”

Em abril, o presidente Joe Biden havia anunciado a retirada de todas as tropas do país até 11 de setembro deste ano.

O Talibã avançou rapidamente depois de que a maior parte das forças lideradas pelos EUA deixaram o país em julho, e a queda de Cabul ocorre antes do previsto pelas autoridades norte-americanas.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending