Siga-nos!

mundo

Talibã decreta que mulheres cubram o rosto no Afeganistão

Grupo terrorista havia prometido não retirar direitos de mulheres.

em

Mulheres em Cabul, Afeganistão, uma semana antes da tomada Talibã
Mulheres em Cabul, Afeganistão, uma semana antes da tomada Talibã (Foto: Sajjad Hussain/AP)

O Talibã anunciou no último sábado (7) que as mulheres no Afeganistão deverão cobrir o rosto em público, em mais uma iniciativa para tirar os direitos femininos do país e intimidar as mulheres após a saída desastrosa dos Estados Unidos.

De acordo com o Aljazeera, o porta-voz do Ministério para a Propaganda da Virtude e Prevenção do Vício realizou coletiva de imprensa em Cabul divulgando o decreto do autointitulado líder supremo do grupo terrorista, Hibatullah Akhundzada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A nova medida impõe que o pai ou familiar homem da mulher que não obedecer o decreto será punido com prisão ou perda do emprego no regime. O porta-voz também estabeleceu a burca azul como cobertura facial ideal.

Essa burca azul tornou-se símbolo do regime totalitário do Talibã de 1996 a 2001, depois as mulheres conquistaram maior liberdade com a invasão dos Estados Unidos ao país, mas o Talibã retomou o poder assim que as tropas foram retiradas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em muitas áreas urbanas como Cabul ainda era possível ver mulheres com o rosto descoberto, embora costumem usar o véu por suas crenças religiosas. Agora, a previsão é de maior rigor contra as mulheres, que já são vítima de estupros e violência no país.

O grupo radical havia prometido que não retiraria os direitos da mulheres com a tomada do poder, mas a imposição de um regime islâmico mostra que várias restrições já foram aplicadas contra à população feminina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entre as restrições, as mulheres foram impedidas de estudar, banidas de serviços públicos e impedidas de viajar sozinhas para fora de suas cidades.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending