Siga-nos!

Internacional

Sri Lanka: Monge budista radical acusa minoria cristã de destruir a nação

Cristãos enfrentam xingamentos, saques e agressões físicas nas mãos de nacionalistas budistas

em

No domingo de Páscoa, três igrejas cristãs foram bombardeadas no Sri Lanka . (Foto: Portas Abertas)

Durante uma manifestação, o monge budista radical Ganagoda Aththe Gnanasera Thera acusou a minoria cristã de destruir a nação colocando seus seguidores para agirem contra eles.

Defendendo um governo liderado pelos cingaleses com ajuda dos monges nacionalistas, o líder budista declarou que sua religião está sendo ameaçada pelos cristãos.

Gnanasera Thera citou os ataques do domingo de Páscoa que teve como alvo igrejas e hotéis, resultando em 350 mortos e centenas de feridos. Ele não mencionou, porém, que os cristãos foram a maioria das vítimas e que, além desse ataque, eles enfrentam xingamentos, saques e agressões físicas nas mãos de nacionalistas budistas.

O líder radical diz que os cristãos destroem a nação por converter budistas, este tipo de declaração, que inflama os nacionalistas, pode gerar ainda mais perseguição para as minorias religiosas, principalmente com a proximidade das eleições presidenciais naquele país.

Em maio deste ano, cerca de 30 monges budistas lideraram uma manifestação em massa contra igrejas e reuniões cristãs no Sri Lanka.

A multidão se reuniu em frente a uma igreja em que mulheres estavam reunidas e gritavam ameaças de morte e de destruição ao prédio. Eles tomaram as bíblias e agrediram às mulheres que saíam assustadas da igreja.

Menos de um mês depois, outra multidão, desta vez com cerca de duas mil pessoas lideradas por 30 monges, realizou uma manifestação, fechando lojas e pendurando bandeiras pretas pela cidade, ameaçando cristãos e igrejas de serem fechadas ou destruídas. O protesto teve a anuência da polícia e de autoridades locais.

Nos últimos anos a violência contra cristãos tem aumentado naquele país. O Sri Lanka ocupa a 56º posição na Lista Mundial da Perseguição 2019, documento elaborado anualmente pelo Portas Abertas.