Siga-nos!

cosmovisão

Sobre tatuagem: o que a Bíblia diz?

Em Cristo você pode tudo, menos pecar.

em

Mulher sendo tatuada
Mulher sendo tatuada (Foto: Reprodução/Pexels)

Há dois anos, alguns diáconos da Igreja Aviva viraram motivo de “escândalo” para alguns cristãos legalistas, isso por que tatuaram no braço o nome da igreja ao qual servem, amam e pertencem.

Muitas perguntas se fazem em relação a um tema tão simples e tão fácil de entender. O assunto sobre tatuagens só é “polêmico” para quem possui fortes resquícios de religiosidade e falta de interpretação bíblica.

Afinal, o que a Bíblia diz sobre tatuagens? Um dos versículos muito usado é Levítico 19:28, onde diz: “Quando chorarem a morte de alguém, não se cortem, nem façam marcas no corpo. Eu Sou o Senhor”.

Em uma rápida lida, se interpreta facilmente a palavra “corte”. Nessa época, quando morria alguém da família, alguns se desesperavam e se martirizavam de angústia e desespero, cortando seu corpo em “homenagem”, aos que morreram.

Perceba que, em nenhum momento a Bíblia afirma que não pode tatuar, mas sim que não podemos homenagear os mortos ou multilar o corpo. O princípio aqui é: Se importe com sua família enquanto ela estiver viva, depois é tarde. Não faça de um familiar morto um deus, pois o mandamento é que devemos adorar somente a Deus.

Alguns também citam 1 Coríntios 6:18 e 19 para justificar sua oposição a tatuagem, onde diz: “Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”.

Se você ler todo o contexto da fala de Paulo, vai entender facilmente que ele está dizendo que a vida de um cristão é o Templo que o Espírito Santo habita. Portanto, o cristão deve fugir de toda imoralidade sexual. Quando um cristão faz sexo antes do casamento (fornicação), ou se relaciona sexualmente com uma prostituta, ele está se tornando uma só alma com o pecado, manchando e corrompendo com isso o templo que deveria ser santo. Não diz nada aqui sobre tatuagem ou desenhos no corpo.

Explicado agora sobre essas maravilhosas passagens bíblicas, que infelizmente muitos equivocadamente usam para falar o que a Bíblia nunca disse, continuemos nossa explicação sobre tatuagens e derivados.

Diáconos tatuados

Diáconos tatuados (Foto: Reprodução/Facebook)

Usos e Costumes

Terno e gravata para os homens e saia para as mulheres? Um cristão deve vestir-se somente com essas roupas? Essas roupas são santas?

“Portanto, façam tudo com decência e ordem.” (‭‭1Coríntios‬ ‭14:40‬ ‭NTLH)‬‬

“Quero também que as mulheres sejam sensatas e usem roupas decentes e simples. Que elas se enfeitem, mas não com penteados complicados, nem com joias de ouro ou de pérolas, nem com roupas caras! Que se enfeitem com boas ações, como devem fazer as mulheres que dizem que são dedicadas a Deus!” (‭‭1 Timóteo‬ ‭2:9-10‬ ‭NTLH‬)‬

Os textos bíblicos acima mostram que devemos nos vestir com decência e com roupas que manifestam um coração com motivações puras e santas. E diz que nossa roupa mais Santa deve ser nosso comportamento e nossas boas ações. Portanto, você é livre para vestir o que quiser, mas que seja decente e glorifique a Deus.

E quanto aos brincos, maquiagem, pintura no cabelo, pode?

É engraçado que muitos que falam mal de tatuagens por ser um corte e uma pintura, são as mesmas pessoas que furaram suas orelhas para colocarem brincos e até hoje pintam seus cabelos.

A Bíblia diz em 1 Coríntios‬ ‭10:23‬ que “Podemos fazer tudo o que queremos. Sim, mas nem tudo é bom. Podemos fazer tudo o que queremos”, mas nem tudo é útil”.

O texto bíblico nos adverte que Deus nos deu coisas que são permitidas e que devemos apenas cuidar com nossas motivações ao fazer tal coisa.

Existem os proibidos e os permitidos na Bíblia. Fornicação, adultério, mentira, roubo, assassinato, calúnia, fofoca, etc, são práticas que a Bíblia proíbe com rigor. Agora, roupa, cor, gosto musical, preferência alimentar, tatuagens, etc, estão no campo do permissivo, sondando as motivações e analisando se tal atitude permanece nos princípios bíblicos.

Em resumo: Em Cristo você pode tudo, menos pecar.

A Bíblia diz: “Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (‭‭1Coríntios‬ ‭10:31‬ ‭NTLH‬‬)

Veja que nossos irmãos tatuaram o nome de nossa Igreja Aviva. Esse nome na verdade é mais do que o nome de uma igreja, mas é o desejo de Deus para todos os seres humanos: avivar suas vidas com Sua presença e Palavra. Eles tatuaram isso no corpo como um “ato profético” de que essa é a missão e chamado de Deus que eles dedicarão suas vidas para cumprir. Fantástico não é mesmo?

Outra coisa, ao tatuar o nome Aviva, eles mostram externamente o quanto eles amam sua igreja local. Não confunda! Eles não estão “adorando” a igreja, mas sim manifestando seu amor pela isntituição que servem. Adorar somente adoramos a Deus, ao nosso Senhor Jesus Cristo, mas amamos nossa igreja como Deus espera que façamos.

Muitos participam de igrejas, mas não amam elas, aí quando elas vem outras pessoas amando sua igreja, parece que ficam com inveja e possuídos de amargura. Não façam assim queridos! Amem suas igrejas e não apenas participem delas. Nós amamos de coração nossa igreja aviva!

Aí você pode me perguntar: “E você pastor Edson? Quantas tatuagens você tem? Deve ter várias pelo jeito”.

Então, eu, pastor Edson, da igreja Aviva, não possuo nenhuma tatuagem e nunca irei fazer, pois Deus me disse que para mim Ele não libera fazer, devido ao chamado e missão que Ele me confiou. Porém, tenho um amigo que Deus mandou fazer uma tatuagem para alcançar determinadas pessoas baseado em seu chamado.

Quer tatuar? Glorifique a Deus com sua tatuagem e não critique quem não quer tatuar. Não vai tatuar? Glorifique a Deus sem tatuagem e não critique quem tatuou.

Minha oração é que Deus abençoe e use com muito poder todos os meus irmãos e irmãs que são tuatuados ou não.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Pastor da Igreja Aviva Panambi, Bacharel em Teologia, Pós Graduado em Liderança Exemplar, especialista em Aconselhamento Pastoral e Libertação e Cura, Escritor com dois livros lançados, Músico e Compositor. É casado com Cíntia Stürmer e pai do Benjamin e Natanael.

Trending