mundo

Senado americano aprova projeto que legaliza casamento gay

A decisão abre caminhos para que a medida seja adotada em nível federal

em

Foi aprovado nesta quinta-feira, 10, pelo Comitê Judicial do Senado dos Estados Unidos um projeto de lei que derruba a lei Doma (‘Defense of Marriage Act’, ou Lei de Defesa do Casamento) que negava benefícios federais aos gays e lésbicas.

Os 18 membros do Comitê debateram sobre a lei promulgada em 1996 durante o governo de Bill Clinton e ficou decidido por dez votos a favor e oito contra que essa lei precisa ser derrubada. A decisão deve abrir caminho para que uma nova votação legalize o casamento gay em todo o território nacional.

Nos Estados Unidos seis estados já aprovaram leis que reconhecem o casamento civil entre homossexuais: Connecticuti, Iowa, Massachusstts, New Hampshire, Vermont e Nova York. A capital Washington também já aceita casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

O projeto de lei que foi discutido pelos Comitê foi apresentado pela democrata da Califórnia Dianne Feinstein, pra ela a lei Doma “causa verdadeiros problemas por sua natureza discriminatória”. Ela pontua também que 313.000 casais homossexuais que jáse casaram não podem receber pensões, indenizações e nem seguros médicos por causa dessa lei.

Os republicanos por sua vez disseram que há diversas razões para que Doma continue sendo aceita, entre elas razões religiosas e econômicas. John Cornyn, do Texas, disse que a lei atual “preserva o direito de cada Estado tomar suas próprias decisões” evitando assim custos adicionais em termos de benefícios sociais que seriam pagos pelo governo federal.

Com informações BAND

Trending

Sair da versão mobile