Siga-nos!

entrevistas

“Nossa missão é levar a luz de Cristo”, diz evangelista digital

Wellington Matheus é gerente de mídias em projetos cristãos.

em

Wellington Mateus
Wellington Mateus (Foto: Reprodução/Arquivos Pessoais)

O jovem de 21 anos, estudante de Engenharia Mecatrônica na Universidade Mackenzie, Wellington Matheus Rodrigues, tem desbravado os campos virtuais da internet através do evangelismo digital. Envolvido em diversos projetos cristãos voltados à juventude desde cedo, Matheus tem buscado levar a luz de Cristo a essa nova geração.

O jovem é Gerente de Mídias da página Juventude AD Brasil, vinculada a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, produzindo conteúdo evangelístico e promovendo eventos online como o SpecialDay, uma ação de evangelismo virtual. Wellington também é responsável pela mídia do Grupo de Louvor Belemitas, que possui um blog e um podcast para falar sobre adoração e vida cristã.

Além disso, Matheus é um dos diretores do Congresso de Jovens Cristãos Universitários (CJCU) e atua como professor da Escola Bíblia de Adolescentes em sua igreja local, a Assembleia de Deus Ministério Belém em Guarulhos (SP).

Em entrevista ao Gospel Prime, o Wellington Matheus falou sobre evangelismo digital e universitário e os desafios enfrentados pelo jovem cristão na universidade.

Em sua opinião, qual é o maior desafio do jovem cristãos universitário hoje?

Eu acredito que o maior desafio do jovem cristão universitário é interpretar tudo aquilo que lhe é apresentado através das lentes bíblicas. Por muitas vezes, pensamos que o cristianismo é somente uma religião do “coração”, nos esquecendo que ela também é uma religião do “cérebro”. Isto é, quando temos um entendimento reduzido do que é o cristianismo, podemos achar que nossa vida cristã não tem influência em nossos estudos, profissões e atividades que fazemos fora do ambiente da igreja.

Quando um cristão universitário desenvolve, através da ajuda do Espírito Santo, uma visão bíblica sobre todas as coisas, ele pode aprender qualquer assunto e filtrar o que realmente é bom para sua vida. Nesse sentido, gosto do que C.S. Lewis diz: “Eu acredito no Cristianismo como acredito que o sol nasce todo dia. Não apenas porque o vejo, mas porque através dele eu vejo tudo ao meu redor”.

Alguns anos atrás, muito se falava que a juventude evangélica não tinha maturidade espiritual e bíblica para estarem na universidade e, por isso, alguns se deixavam contaminar por princípios não cristãos. Qual é a tua percepção sobre esta afirmação no momento atual? 

Há alguns anos eu trabalho diretamente com adolescentes, seja no ensino cristão ou em outras atividades. Essa experiência me proporciona enxergar que estamos vivendo uma nova realidade em relação a preparação para ingressar em uma universidade! Tenho visto adolescentes, desde muito novos, empenhados em conhecer ao Senhor, estabelecer as bases da sua fé e entender com clareza o que a Bíblia diz sobre muitos assuntos e quais são os propósitos do Senhor para as suas vidas.

Dessa forma, com a mente e o coração seguros em Cristo e em Sua Palavra, entendendo que tudo o que fizermos deve ser para a glória de Deus, os cristãos estão preparados para entrar nas universidades e continuarem com sua fé em Cristo. Porém, não somente isso. Eles também estão preparados para estudar com excelência e compartilhar o amor de Jesus a fim de que seus colegas cheguem ao conhecimento da Verdade.

Como o jovem cristão pode evangelizar no seu ambiente universitário?

O cristão universitário pode usar de muitas estratégias para evangelizar. O principal ponto é a oração. Precisamos orar pedindo oportunidades a Deus; precisamos orar pedindo sabedoria para estarmos prontos para falar sobre nossa esperança; e, entre fatores, precisamos orar por nossos amigos antes e depois de falarmos de Jesus para eles. Orando continuamente, com certeza nos deparemos com oportunidades de evangelizar em um momento de estudos em grupo, um lanche na praça de alimentação, uma caminhada até o metrô…

Evangelizar não é uma tarefa impossível, como muitos pensam. Nós somos alegres pois já conhecemos o maior tesouro e, por isso, queremos compartilhar com entusiasmo as boas novas. Converse com todas as pessoas, ouça e sirva seus colegas – em algum momento, eles perguntarão qual é a razão disso tudo (1 Pedro 3:15). Um outro fator imprescindível é o nosso testemunho enquanto cristãos. Podemos falar muito sobre isso, mas vou usar as palavras de Jeanne Mayo para resumir esse ponto: “[Para evangelizar] Você só precisa tentar ser ‘Jesus em carne’ para as pessoas que estão à sua volta.”

Como surgiu o Congresso de Jovens Cristãos Universitários (CJCU)? Qual o propósito do Projeto e em quais áreas atua?

O Congresso de Jovens Cristãos Universitários surgiu em 2018 através de uma visão incrível e muito espiritual de duas estudantes de medicina, a Samara Freitas e Carol Ribeiro. Após algum tempo do nascimento do CJCU, eu fui convidado para fazer parte desse time que tem gerado muitos frutos dentro das universidades.

O propósito do CJCU é promover eventos de capacitação para que o jovem cristão seja um representante do Reino de Deus em sua faculdade. Além disso, um dos focos do CJCU é fomentar a criação e manutenção de grupos de evangelismo e oração dentro do campus. Acreditamos que esses grupos são excelentes apoios para o cristão e para as igrejas locais, que recebem aqueles que aceitaram a Jesus como seu Salvador dentro das reuniões nas universidades.

O CJCU lançou no ano passado a Rede de Apoio Espiritual para Vestibulandos. Como está o projeto? Já receberam algum feedback dos participantes?

O projeto da Rede de Apoio foi realmente incrível! Nós ficamos muito felizes em receber a direção de Deus para lançar essa ideia que ajudou a muito vestibulandos que precisavam de intercessão durante a preparação para o vestibular.

Por conta do calendário das provas, a maioria dos inscritos teve como prova final o ENEM. Durante a preparação para as provas, recebemos diversos testemunhos de pessoas que sentiram paz e foram tocadas através das mensagens que escrevemos exclusivamente para elas. Também recebemos testemunhos de vestibulandos que foram aprovados na faculdade dos sonhos e aqueles que, pela primeira após alguns anos, conseguiram médias muito altas em cursos mais disputados, principalmente Medicina.

Quais são os planos do CJCU para 2021?

Em 2021, nós esperamos realizar o nosso segundo evento presencial. Estamos preparando essa edição desde 2019; ela seria realizada em 2020, porém, por conta da pandemia, ainda não temos uma previsão de data para realização.

Você é Gerente de Mídias da página Juventude AD Brasil, desenvolvendo projetos evangelísticos na internet. Qual a relevância do evangelismo digital neste tempo em que nunca estivemos tão conectados virtualmente?

O evangelismo digital é uma excelente oportunidade de tornar o nome de Jesus ainda mais conhecido! Acredito que, antes da Pandemia, ainda não conseguíamos mensurar o poder que as redes sociais têm para que o Evangelho seja compartilhado, agora, após vivermos um tempo único, devemos continuar aproveitando todas as oportunidades. Se a internet é um ambiente aberto onde há muita escuridão, a nossa missão é estabelecer a luz de Cristo nela.

Eu destaco dois fatores interessantes que tornam o evangelismo digital tão relevante: alcance e formas variados de fazê-lo. O alcance das redes sociais é muito grande. É claro que o nosso foco não são os números, porém, mesmo uma pessoa com poucos seguidores no Instagram ou outra plataforma, pode alcançar centenas de amigos e usuários. A variedade de formatos de conteúdo evangelístico que pode ser produzido também é muito interessante: você pode compartilhar uma imagem, vídeo, devocional, podcast, ilustração etc.

Você é um dos apresentadores do Belemitas Podcast do Grupo de Louvor Belemitas. De onde veio essa ideia de integrar o ministério de louvor à produção de conteúdo cristão na internet?

O time do Belemitas é muito completo, dinâmico e integrado. No começo dos nossos trabalhos, nós costumávamos compartilhar devocionais entre nós, para edificação uns dos outros. Depois de algum tempo, quando já enxergávamos um conteúdo maduro e completo, pensamos em lançar um blog onde pudéssemos compartilhar esse conteúdo com ainda mais pessoas.

O Belemitas Podcast chegou algum tempo depois do lançamento do blog. Nós gostamos bastante desse tipo de mídias e sabíamos que seria interessante levar nossa identidade e conteúdos relevantes, principalmente para o jovem cristão. Geralmente, os assuntos que conversamos no Podcast estão relacionados a adoração, louvor, vida cristã e diversos outros temas. No Podcast, eu apresento os bate-papos junto com o Léo Dantas e vários outros amigos do Belemitas e convidados especiais.

Você também é professor da Escola Bíblia de Adolescentes em sua igreja local. Conte sobre essa experiência como educador cristão.

Essa é, sem dúvidas, uma das atividades que mais gosto de fazer. Eu cresci vendo meus pais e irmãos sendo professores na EBD e sempre sonhei em poder falar da Bíblia e aprender junto com uma classe de alunos. Os adolescentes, em especial, são um público incrível para estar junto, ensinar e aprender.

Eu comecei a lecionar na EBD em 2017 e já tive a oportunidade de ensinar para três classes diferentes, com um público bem diverso. Ensinar a Palavra de Deus com um público que está em uma fase tão importante da vida é uma atividade de muita importância e responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, muito prazerosa.

Em 2021, a AD Ministério Belém de Guarulhos irá promover um projeto inédito em igrejas para adolescentes. Conte sobre esta iniciativa. 

Nós estamos desenvolvendo um projeto com um modelo único de aplicação dentro de igrejas. Ao olhar para os talentos, necessidades e dificuldades dos adolescentes, identificamos que poderíamos ter uma forma de proporcionar educação tecnológica e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para eles.

Parece um projeto muito ousado começar uma startup com adolescentes, mas, com muito trabalho em equipe da liderança e confiança em Deus, chegaremos a resultados muito positivos.

Jornalista formada pela UFRGS. Repórter da AD Guaíba, colunista do Blog Nam.orei e colaboradora do Blog Ultimato Jovem. Anunciando boas novas.

Trending