Siga-nos!

estudos bíblicos

Salvação e livre-arbítrio

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical da Lição 8 do trimestre sobre “A obra da salvação”

em

Dois caminhos. (Foto: Jens Lelie / Unsplash)

TERCEIRO: O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS?

Se você está com seu filho pequeno doente, e diante de você está um historiador e um pediatra, ambos com vasto currículo, a qual deles você daria ouvidos sobre a avaliação das dores que seu filho está sentido? Creio que você confiaria no pediatra por ser ele um especialista da saúde da criança, certo? E se você estivesse com uma grande mancha na pele, irritando e avermelhando, quem você consultaria para tratar-se: um cardiologista ou um dermatologista? Ambos são médicos, todavia, para o cuidado de sua pele, é recomendável que você procure um especialista da saúde da pele, certo? Há muitos clínicos gerais, e louvamos a Deus por estes médicos polivalentes! Mas há casos que somente um especialista da área pode resolver. Assim também é na teologia.

Podemos até não descartar a opinião dos “clínicos gerais” da teologia, mas havendo divergência no diagnóstico, e a permanecerem os sintomas, um especialista deve ser consultado. Se quisermos ter uma opinião segura de quem foi Armínio, do que ele ensinou e do que de fato é o cerne da teologia arminiana, devemos recorrer àqueles que têm há muito se debruçado sobre essas matérias, que a conhecem profundamente e que têm compartilhado conosco através de seus escritos. Ouçamos o que disseram alguns destes especialistas:

  • “o livre-arbítrio é a principal característica do Arminianismo” – verdade ou mito?

Roger Olson, uma das principais referências atuais em teologia arminiana, ao lidar com a teoria popular de que “o livre-arbítrio é a principal característica do Arminianismo”, chama tal concepção deturpada de “mito”, pois não é o livre-arbítrio humano o cerne do Arminianismo. No quarto capítulo de seu livro Teologia Arminiana: mitos e realidades (Reflexão, 2013), Olson trabalha o verdadeiro cerne do Arminianismo, e aqui pode ser resumido: “o verdadeiro cerne da teologia arminiana é o caráter amoroso e justo de Deus; o princípio formal do Arminianismo é a vontade universal de Deus para a salvação” (8). Com perícia, Olson descreve a Hermenêutica arminiana nas seguintes palavras:

“Em primeiro lugar, o compromisso com a liberdade da vontade não é o maior valor ou o princípio da construção doutrinária arminiana. Este alto posto pertence à visão arminiana do caráter de Deus conforme discernido de uma leitura sinótica da Escritura, usando a revelação de Deus em Jesus Cristo como o controle hermenêutico” (9)

  • Jacó Armínio: um teólogo da graça de Deus

Além de Roger Olson, é digno de nota as palavras de outros especialistas na teologia de Armínio: Keith Stanglin e Thomas McCall, no livro Jacó Armínio: teólogo da graça (Reflexão, 2016). Leiamos:

“A teologia de Armínio não pode ser reduzida a uma interpretação de, digamos, Romanos 9:1-23 (…). Ela não pode ser entendida pelos intérpretes modernos que tentam conformá-la a categorias prontas de ‘soberania divina versus livre-arbítrio’. Pelo contrário, as posições de Armínio sobre as questões controversas de sua época podem ser entendidas somente dentro do contexto teológico de sua doutrina de Deus, a partir da qual fluía o restante de sua teologia. Mais particularmente, os intérpretes modernos de Armínio entenderão suas visões somente quando entenderem a centralidade e importância do entendimento de Armínio da simplicidade, onisciência e bondade infinita do Deus triúno” (10).

Indubitavelmente, não é o homem, mas o próprio Deus triúno o centro da teologia arminiana, e isto pode ser devidamente investigado nos próprios escritos daquele teólogo holandês. Não é o arbítrio humano, mas o amor, a graça, a justiça, a bondade de Deus que ocupam o lugar mais elevado na teologia arminiana, que é a nossa teologia – a teologia das igrejas Assembleias de Deus no Brasil e da maioria absoluta das igrejas pentecostais no mundo! Não é antropocêntrica a teologia arminiana, mas teocêntrica! Deus e seus maravilhosos atributos ocupam o centro das nossas convicções doutrinárias.

Páginas: 1 2 3 4

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros.

Trending