Siga-nos!

Tecnologia

Rússia vai testar botão que “desliga a internet” do país

Plano do governo russo é criar uma rede própria de internet, a chamada “Runet”

em

Vladimir Putin. (Foto: Alexey Druzhinin/AFP/Getty Images)

Uma página oficial do governo russo confirmou que em abril fará o primeiro teste de “desligamento da internet”. A ferramenta seria uma forma de defesa contra “uma futura guerra cibernética”.

A ferramenta capaz de desconectar a internet em todo o país é acompanhada de uma rede interna, um tipo de intranet, que servirá, entre outras coisas, como uma forma de controlar a população da mesma forma que acontece na China.

Nomeada de “Runet”, a rede interna da Rússia será controlada pelo próprio governo, permitindo que os cidadãos continuem conectados, porém não há informações do que será ou não permitido acessar.

O The Telegraph lembra que entre 2011 e 2013 o líder russo Vladimir Putin foi bastante criticado pelas redes sociais e muitos jovens foram multados ou presos pelas publicações que fizeram.

A rede própria de internet tiraria os cidadãos russos da rede mundial de computadores, o que segundo os estudos feitos pela Oracle não seria uma forma de se defender de um possível ataque. As conclusões do estudo é que o ideal é descentralizar a infraestrutura da rede e desenvolver um robusto sistema de defesa.

Publicidade