Siga-nos!

arqueologia bíblica

Rituais de banho e igreja antiga são descobertos no Getsêmani

Um grupo de operários descobriu restos antigos datados da época de Cristo.

Michael Caceres

em

Igreja Bizantina
Igreja Bizantina (Foto: Yoli Schwartz/Autoridade de Antiguidades de Israel)

Foi descoberto no Getsêmani, lugar onde Jesus orou pouco antes de ser crucificado, uma banheira datada de dois mil anos atrás, perto da famosa Igreja de Todas as Nações construída no nosso tempo.

É a primeira vez que achados do período do Segundo Templo foram encontrados no local. Uma igreja de 1500 anos atrás também foi encontrada por escavadores, do período bizantino, desconhecida até o momento.

Operários que estavam construindo um novo centro de visitantes e um túnel que irá ligar a igreja moderna ao vale do Kidron para pedestres, descobriram os restos mortais, que serão expostos ao público depois que ele for aberto.

O arqueólogo do distrito de Jerusalém da Autoridade de Antiguidades de Israel, Amit Re’em disse que a descoberta desse banho ritual, pode confirmar o nome antigo do lugar, Getsêmani.

É muito provável que no local havia uma indústria agrícola, há dois mil anos atrás, que provavelmente faziam óleo e vinhos, por isso a presença desta banheira sem edifícios envolta, prova que de acordo com as leis judaicas os trabalhadores de óleo e vinho deveriam se purificar.

Inscritos falam de Jesus em igreja antiga

Getsêmani, Gat Shemanim – prensa de óleo- nome antigo da região, era onde o óleo ritualmente puro era fabricado perto da cidade. A antiga igreja encontrada foi fundada no final do período bizantino no século VI e continuou a seu uso até o período omíada no século VII, concluiu-se baseado nas evidências.

As escavações revelaram inscrições gregas no chão da igreja e também ele componentes de pedra esculpidas finamente. Uma das inscrições foi decifrada pela Dra. Leah Di Segni da Universidade Hebraica de Jerusalém e pela Dra. Rosário Pierri, do Instituto Franciscano.

“Para a memória e o repouso dos amantes de Cristo (cruz) Deus que receberam o sacrifício de Abraão, aceite a oferta de seus servos e dê a eles a remissão de pecados (cruz) Amém”, disse.

De acordo com o Christian Today, P. Fracesco Patton afirmou ser uma descoberta importante, pois o Getsêmani pe um dos santuários mais relevantes do lugar, pois lembra a oração que Jesus fez e sua traição, por isso milhões de peregrinos vão lá todos os anos.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending