Siga-nos!

Opinião

Por que você deveria ler “Ego Transformado” de Tim Keller

O autor analisa o problema do ego humano com base na carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios (3.21 – 4.7)

Maycson Rodrigues

em

O livro “Ego Transformado” é uma obra pequena, mas extremamente visceral. Publicado pelo renomado teólogo e escritor Tim Keller, o livro é reconhecidamente prático e traz uma reflexão profundamente arraigada na mensagem do evangelho de Cristo Jesus.

O autor analisa o problema do ego humano com base na carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios (3.21 – 4.7), e inicia sua abordagem com duas perguntas vitais: “Quais são as marcas de um coração radicalmente transformado pela graça de Deus?” e “Se confiamos em Cristo, como deve ser o nosso coração?”.

Nota-se então que a problemática central do livro encontra-se no coração do ser humano. É este que se esquece de Deus e mergulha numa busca infinita pela aceitação dos outros.

Temos somente quatro capítulos que conduzem o leitor a uma autoavaliação pelo crivo do evangelho. Ao apontar a crise da Igreja em Corinto que se dava pelo modo com que cada um fazia da relação com os líderes um meio de se obter vantagens e poder, Keller nos mostra que o que movia essas pessoas a reivindicar suas preferências entre Paulo, Apolo, Pedro e até o próprio Cristo era o orgulho, um sinal de que o coração amava mais a satisfação própria e o louvor dos homens do que a graça de Deus e o amor de Jesus Cristo.

Lendo este pequeno livro você aprenderá sobre como alcançar a liberdade da prisão do ego por meio do autoesquecimento, entenderá melhor a condição natural do ego humano, que fatalmente exclui Deus e vive inquieto, perceberá que o evangelho produz uma humildade que te afasta da necessidade de ser visto e aprovado pelos outros e que a opinião de Deus é a única que interessa de fato para sua vida.

O ponto alto deste livro se encontra no final, quando o autor nos mostra que o evangelho é a força que muda o nosso coração. Lembrar de Jesus sendo morto para nos substituir e ver que tudo isso foi para nos livrar da condenação de viver uma vida sem Deus faz com que nos esqueçamos de nós mesmos e sejamos verdadeiramente livres do julgamento alheio.

Ele recebeu a nossa condenação; foi julgado em nosso lugar para que não enfrentássemos mais nenhum tribunal, quer no céu quer na terra. Tudo o que precisamos é que Deus nos aceite por causa do que Jesus Cristo fez. Assim, vemos o nosso ego ser transformado.

Este é um livro que você não somente não pode passar desta vida para a outra sem lê-lo como também é um livro que você precisa retornar com frequência, pois o nosso coração sempre dará um jeito de rejeitar a verdade do evangelho para se satisfazer em si próprio.

Adquiria seu exemplar em: bit.ly/ego-transformado-tim-keller

Casado com Ana Talita, seminarista e colunista no site Gospel Prime. É pregador do evangelho, palestrante para família e casais, compositor, escritor, músico, serve no ministério dos adolescentes e dos homens da Betânia Igreja Batista (Sulacap - RJ) e no ministério paraeclesiástico chamado Entre Jovens. Em 2016, publicou um livro intitulado “Aos maridos: princípios do casamento para quem deseja ouvir”.

Publicidade