Siga-nos!

Sociedade

Representação “moderna” de presépio desagrada fiéis

“É como um espelho em nossa sociedade, nos vemos nele”, diz responsável pela exibição

Publicado

em

"Visão moderna" do nascimento de Jesus.
Publicidade

O Oratório de São José é uma famosa basílica Católica Romana de Montreal, Canadá. Este ano, ela montou um presépio que pretendia oferecer uma “visão moderna” do nascimento de Jesus. Em outras palavras, como seria a cena da natividade se ela ocorresse em nossos dias.

“Não é uma cena tradicional, mas mantemos a tradição de representar presépios na cultura e na época [atuais]”, disse Chantal Turbide, curadora do museu do Oratório.

O presépio que provocou polêmica entre os fiéis foi criado na Califórnia por dois irmãos americanos, Casey e Corey Wright.

Ele mostra os pais orgulhosos, José e Maria, tirando uma selfie com seu filho. Ao lado, os três reis magos chegam em  seus veículos elétricos da Segway. O pastor é um jovem usando um iPhone. A vaca come de uma manjedoura onde lê-se “sem glútem”. O teto da cabana tem uma placa de captação de energia solar.

Maria parece cansada e empunha um grande copo de café ao estilo Starbucks. Contudo, ela deixa parte do sutiã a mostra.

Publicidade

Apesar das críticas, o Oratória manterá o presépio. “É como um espelho em nossa sociedade, nos vemos nele”, disse Turbide, embora reconheça que algumas pessoas acham a imagem é “desconfortável”. Já estão disponíveis réplicas, vendidas por 60 dólares.

Trending