Siga-nos!

israel

Relatório mostra que Israel e EUA estão dividindo ataques na Síria

Ataques são contra grupos ligados ao regime iraniano.

em

Israel
Jatos F-35 da Força Aérea dos Estados Unidos e de Israel em exercício (Foto: reprodução/IDF)

Na quarta-feira (24), o centro de pesquisa israelense, Alma Center,  divulgou um relatório que diz que Israel e os Estados Unidos estão provavelmente dividindo a responsabilidade pelo ataque a alvos do eixo radical xiita liderado pelo Irã na Síria.

Segundo o documento cada setor tem um propósito de ataque diferente, o setor “silencioso” seria dos americanos, e ficaria no leste da Síria e inclui al-Bukamal, al Mayadin e Deir ez-Zor, sendo um dos principais objetivos dos ataques nesse setor interromper o entrincheiramento das forças ligadas ao Irã.

Já no setor “ruidoso”, seria de Israel, e fica definido nas partes central, norte e oeste da Síria com foco na área de Damasco, Palmyra -Homs e na região de Latakia-Tartus, sendo o principal objetivo atacar armas especiais e impedir que sejam levadas para o Hezbollah no Líbano.

“Nos últimos três meses (setembro a novembro de 2021), pudemos monitorar pelo menos dez ataques aéreos ‘silenciosos’ realizados contra alvos do eixo xiita radical na área de al-Bukamal, no leste da Síria. A região de al-Bukamal é uma área estratégica dentro do corredor terrestre do eixo radical xiita liderado pelo Irã. Como resultado, o controle militar e civil do Irã na região é absoluto ”, acrescentou o relatório.

Por outro lado, os ataques mais barulhentos, feitos de forma aérea são atribuídos a Israel, de acordo com as informações do Israel 365 News.

Trending