Siga-nos!

sociedade

Relatório aponta aumento de abortos pela primeira vez em décadas

Pesquisa aponta que pelo menos 18% das gestações dos Estados Unidos terminaram em aborto.

em

Mulher grávida e esposo seguram ultrassom do bebê (Foto: Kelly Sikkema / Unsplash)

Revertendo uma tendência de declínio de décadas, a taxa de aborto na América esta aumentando de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.  

Dados preliminares do CDC revelam que o número de abortos, que em 2017 atingiu o ponto mais baixo desde a decisão de 1973, continuou a aumentar de 2018 para 2019, quando a agência federal registrou 629.898 terminações de gravidez em 47 estados, e Washington, D.C..

Entre 2010 e 2019, o número, a taxa e a proporção de abortos notificados diminuíram 18%, 21% e 13%, respectivamente. No entanto, em comparação com 2018, em 2019, o número total aumentou 2%, a taxa de abortos relatados aumentou 0,9%, e a taxa de aborto aumentou 3%.

Atualmente, de acordo com os números do CDC, cerca de 18% de todas as gestações no país terminaram em aborto, dado que a pesquisa não inclui números de aborto de New Hampshire, Maryland ou Califórnia, o estado mais populoso do país.

Segundo Faith Wire, o Instituto Guttmacher pró-aborto alertou que essas omissões podem significar que até 30% dos abortos acontecendo em todo os EUA não foram capturados pelos dados do CDC.

Os novos dados do CDC vieram poucos dias antes das sustentações orais perante a Suprema Corte no caso Dobbs v. Jackson Women’s Health, onde a suprema corte considerará se todas as proibições de pré-viabilidade sobre abortos eletivos são inconstitucionais.

Trending