Siga-nos!

devocional

Reconheça as suas responsabilidades e pare de esperar presentes

Quando é correto pedir a ajuda de Deus?

em

Mãos esperando receber uma oração (Foto: Jeremy Yap/Unsplash)

Todo mundo procura a ajuda de Deus de vez em quando, não há nada de errado com isso. Mas o que difere o ato correto de um erro? Quando pedir a ajudar de Deus é correto? Quando estamos errando ao fazer isso? Pode parecer simples, mas a verdade é que muita gente acaba se equivocando. Pegue um estudante por exemplo, ele tem um projeto de pesquisa, é cristão, e naturalmente ele pede ajuda de Deus. O projeto de pesquisa é tão importante para ele que é quase que uma reação pedir a ajuda. Não há nada de errado com isso. O problema seria se o estudante em questão deixasse de fazer sua parte. Vamos esclarecer isso adiante.

Deus é Justo

O primeiro passo para entender quando pedir é correto e quando é um erro, é pensar na natureza de Deus. O criador é justo, e ele não vai ter de dar coisas sem merecimento. Voltando para o exemplo do projeto de pesquisa de um estudante. Um estudante que não faz seus trabalhos, deveres de casa, não se prepara e mesmo assim pede a ajuda de Deus para esse trabalho, está claramente cometendo um erro. O criador pode mover montanhas, a pode mover montanhas, mas isso deve estar alinhado com a vontade de Deus.

Faça o que puder fazer e peça ajuda

Se você realmente quer a ajuda do Senhor, faça o que puder fazer. Não aja como se alguém te devesse algo. Algumas coisas estão fora do seu controle, mas outras estão dentro do seu controle. Foque no que você pode mudar. Peça orientação para que consiga fazer o melhor possível.

Seja grato pelo o que tem

A ingratidão não é bem vista por ninguém. É muito fácil se sentir magoado quando algo não vai como planejamos. Por isso é importante lembrar do que temos. Talvez você esteja triste porque não conseguiu dinheiro para comprar uma Tv para o seu apartamento, mas lembre-se que você tem um apartamento, um teto para dormir. Pense nas coisas boas que você tem, faça uma lista das coisas que você é grato. Isso vai fazer você manter os pés no chão.

Não reclame quando as coisas não saem como você queria

Às vezes, nós fazemos tudo o que podemos fazer e ainda assim não conseguimos o que queríamos. Mesmo pedindo a ajuda de Deus. Mas como um bom cristão, e como uma boa pessoa sensata. Você deve aceitar as coisas que não pode mudar, pedir força para mudar o que é possível, e pedir sabedoria para diferenciar uma coisa da outra. Há momentos em que não conseguimos o que queríamos, mas, acabamos em uma posição melhor no futuro.

Considerações finais

Há um jeito certo de pedir algo para o criador. O “jeito certo”, começa sabendo diferenciar o que é sua responsabilidade. Pedir orientação e ser grato por ser uma pessoa capaz de conquistar as coisas através do próprio esforço e mérito individual é um bom começo.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending