Siga-nos!

Opinião

Radicalize!

Tenha a coragem de viver uma vida autêntica e profunda, além da hipocrisia e superficialidade!

Andrei Alves

em

Homem de paraglider na Nova Zelândia. (Photo by Tomas Sobek on Unsplash)

Radical é aquilo que provém da raiz. Radical está relacionado à origem, profundidade, fundamento e essência.

Radicalizar não é uma opção é a única opção. Todos devem radicalizar! Por quê?

Ser radical é ter a capacidade de retornar à origem

Qual é o seu ponto inicial? De que legado você partiu? Ninguém começa do zero. Existe sempre um ponto de partida. Retornar à origem, não é voltar ao seu passado, é se apoderar das marcas das vitórias de batalhas que você não lutou e nem precisará lutar. Reconhecer o seu legado te lança para além do marco zero.

A origem revela o seu foco. A origem te protege do desnecessário. Retornar à origem é ganhar tempo para viver o que mais importa. A origem revela a sua cidadania ou naturalidade. Em Cristo Jesus, a sua origem não é mais a Terra, mas o céu. A sua origem não é natural, mas sobrenatural.

Retornar à sua origem é assumir o leme do seu destino. A Terra não representa uma viagem para um lugar que você não conhece, mas o retorno para casa. A origem tem a ver também com identidade. A raiz não te aprisiona, ela te conecta a quem você é. Você é a melhor pessoa para ser você mesmo. Nunca existiu, não existe e nunca existirá alguém como você. Desfigurar a sua identidade é a maior derrota. Quem perde sua identidade esquece o seu destino.

Ser radical é evidenciar a profundidade das suas raízes

Todos desejam altitude, mas nem todos desejam profundidade. Por que se preocupar com o tamanho da árvore, se as suas raízes não são profundas o suficiente para captar todos os nutrientes que ela precisa?

Inevitavelmente, uma grande árvore com raízes superficiais, frágeis e inaptas levarão a uma grande queda. Quanto maior a árvore, maior será a sua evidência.

Quanto mais profundas as raízes de uma árvore, maior será a sua força para sustentar a sua evidência. A profundidade da raiz é mais importante do que o tamanho da árvore.

Ser radical é investir nos fundamentos

Você só descobrirá a profundidade das suas raízes quando estiver diante de grandes tempestades. Enquanto a vida não fica mais fácil, decida se tornar mais forte. As tempestades não te derrubam, elas atestam a sua capacidade de manter-se em pé.

O que te mantém em pé nunca será o que as pessoas podem ver, mas é aquilo que foi forjado no seu interior, nos momentos de anonimato e solitude.

Foque primeiro no seu caráter, antes da sua conquista. Quem você se torna é mais importante do que o lugar onde você deseja alcançar. Radical é o invisível que sustenta o visível.  

Ser radical é ser essencial

Em alguns momentos aprofundar pode ter a aparência de enterro. Não se preocupe! Raízes não são enterradas. Raízes são plantadas. Você está sendo plantado para sair da superficialidade.

Sair daquilo que os olhos podem ver, para alcançar aquilo que só o Espírito pode conquistar. Uma vida cheia de adereços, mas sem essência, produz uma superficialidade na experiência.

Os adornos não são capazes de promover a satisfação que somente a essência pode dar. O que é indispensável? O que é principal? Só os radicais conseguem fazer do principal, o principal. Pessoas que investem na sua essência, tornam-se essenciais.

Pode ser que as raízes não pareçam tão importantes agora, mas somente elas serão capazes de levá-lo e mantê-lo na terra do seu destino. O radical se conecta profundamente à fonte da sua realização. Quando a sua raiz está aprofundada em Deus, seus sonhos impossíveis, se tornam improváveis e depois se tornarão certamente inevitáveis.

Toda raiz precisa superar os obstáculos do solo. Radicalizar é encontrar a sua própria superação. O seu maior inimigo é sua própria sombra. Quando você vence a si mesmo, você se torna invencível. Deus não deseja apenas te entregar a vitória, Ele quer te tornar um vitorioso. Supere os limites da sua própria mente e faça com que as impossibilidades se tornem inevitáveis em sua vida!

Se os seus sonhos são grandes e o seu futuro é promissor: Radicalize! Tenha a coragem de viver uma vida autêntica e profunda, além da hipocrisia e superficialidade!

Andrei Alves é pastor de discipulado da Igreja da Cidade em São José dos Campos e diretor executivo do Instituto Propósitos de Ensino. Casado com a pastora Esther Alves e pai de Daniel, Gabriel e Miguel. Graduado em direito e pós-graduado em Direito do Trabalho. Mestre em Liderança Pastoral (MDiv). Graduando em Pedagogia e pós-graduando em Educação Moderna pela PUC do Rio Grande do Sul.

Publicidade