Siga-nos!

estudos bíblicos

Quem são os profetas do Antigo Testamento?

Ao contrário de que muitos julgam a profecia não é necessariamente uma previsão de assuntos futuros.

em

No Cânone hebraico do Antigo Testamento, os livros históricos, isto é, os livros de Josué até Reis, pertenciam ao grupo dos profetas que seguem após o período imediato do Pentateuco.

A Tradição rabínica atribuía a autoria destes livros aos autores que eram considerados profetas como Samuel, Josué e Jeremias, formando por conseguinte a primeira parte do cânone profético que são denominados como profetas anteriores, seguindo assim através da construção da história judaica então, os livros proféticos propriamente ditos que são denominados por profetas posteriores, sendo este grupo chamado de grupo dos profetas maiores e menores, sendo esta divisão entre maiores e menores, organizada pelo teólogo santo Agostinho, em virtude do volume do material escrito, pois os livros dos profetas maiores são assim chamados por serem volumosos. Este conjunto é composto de cinco livros, já os profetas menores são doze e são assim chamados por serem livros pequenos.

Este grupo de livros proféticos abrange um grande espaço da história dos reinos do norte e do sul.

Sendo Amós o mais antigo entre os profetas chamados literários, este viveu na metade do século VIII Ac entre os anos de 760 e 750, já o profeta Oseias exerceu o seu oficio profético entre os anos de 750 e 725, como Amós. Já no mesmo período no Reino do Sul o profeta Isaías atuou entre os anos de 735 até 700 A.c e teve Miqueias como seu contemporâneo.

Após este período podemos encontrar o relato de vários outros profetas que marcaram o fim do século VIII como Jeremias que presenciou a queda de Jerusalém e o exílio babilônico de 70 anos. Jeremias ilustra bem o oficio profético veterotestamentário que se consista em denunciar o pecado (Jr 1:15), lutando contra o erro e as práticas abomináveis (V. 16). Este profeta teve contemporâneo a Naum, Habacuque e Sofonias, vinco logo depois os profetas Ezequiel e Isaías.

Após o exílio surgem os profetas pós-exílio, destacando-se entre eles Ageu, Zacarias, Malaquias, Joel e Jonas. “Conquanto que o objetivo primordial de um profeta era proclamar a vontade de Deus para a sua época”.

Entre os hebreus os profetas ganhavam grande destaque, pois suas palavras eram consideradas inspiradas, com uma mensagem totalmente divina.

– Profeta como homem de Deus: Ao contrário da conotação moderna que muitos asseveram para definir o que é um homem de Deus, só recebiam este título pessoas que gozassem de uma intima comunhão com o Senhor. Por esta condição este era considerado digno para transmitir a palavra transmitida diretamente pelo Senhor por intermédio de uma iluminação divina.

– Profeta como vidente: Os profetas recebiam este título, pois percebiam as coisas conforme o ponto de vista do próprio Deus. Como vidente, o profeta recebia visões especiais e revelações da parte do Senhor, sendo, portanto autorizado a transmitir coisas espirituais que outras pessoas não podiam receber.

Enfim, cada um destes profetas apresenta mensagens que trouxeram a revelação do conhecimento e da vontade de Deus. Ao contrário de que muitos julgam a profecia não é necessariamente uma previsão de assuntos futuros, mas de acordo com o original hebraico a missão de um profeta é dizer e falar, pois no contexto de vida da velha aliança a responsabilidade dos profetas não era principalmente prever o futuro no sentido moderno da palavra profetizar, mas, anunciar a vontade de Deus que ele transmitia através da inspiração divina.

O termo profeta vem do hebraico nabi que origina-se do verbo dabar que, por conseguinte significa dizer e falar. Ou seja, um profeta não necessariamente era um visionário, mas um baluarte contra o erro, ou seja, um profeta da justiça àquele que denunciava o erro levando o povo ao arrependimento por meio da verdade. Sendo assim, este é um resumo da missão dos profetas no Antigo Testamento.

Estude teologia comigo!

Você que deseja estudar Teologia com profundidade ou fazer um curso livre para aprender mais algum tema bíblico ou de cunho histórico/teológico.

Em breve os cursos estarão disponibilizados.

Conheça o site de cursos:  www.bibliahoje.com
O Seu novo portal de cursos livres.
Em breve: Cursos Básico e Avançado em Teologia.
Em breve curso livre: História da Reforma Protestante.

Informações
Brasil: WhatsApp: (48) 984495200; 984602883
Portugal: 935584345
Outros países e maiores informações: pr.orlandomartins@gmail.com

Trending