Siga-nos!

vida cristã

Quem é o Talibã e o que Deus pensa sobre eles?

Conheça a história do grupo radical islâmico e saiba como devemos agir.

em

Militantes do Talibã
Militantes do Talibã (Foto: Rahmat Gul/AP)

No idioma pachto, “talibã” significa “estudante”. Especula-se que a origem do nome do grupo terrorista estaria lidada ao fato de muitos de seus membros terem sido estudantes de madrassas (escolas religiosas) afegãs e paquistanesas onde se prega uma visão islâmica de mundo.

O Talibã teria emergido como grupo armado a partir da brutal guerra civil que se sucedeu à retirada da União Soviética do Afeganistão. Embora o grupo tenha se formado oficialmente em 1994, depois do fim da Guerra Fria, alguns dos seus combatentes haviam lutado contra as forças soviéticas, com o ajuda secreta da CIA e forte apoio saudita e paquistanês.

O mulá Mohammed Omar, que se tornaria o fundador do Talibã afegão, teria ficado desapontado por a lei islâmica não ter sido instaurada em seu país após o fim da ocupação soviética. Então, ele decidiu reunir 50 estudantes que juraram impor a sharia (lei islâmica) no país.

Pouco tempo depois, o Talibã se mostrou favorável a versão puritana do islã, fornecendo refúgio a Osama bin Laden e formando uma base importante para o crescimento da Al-Qaeda. Depois de 11 de setembro, eles se recusaram a encerrar o apoio ao terrorismo, os Estados Unidos então invadiu o Afeganistão para retirá-los do poder.

Desde então, os EUA permaneceram duas décadas no país para impedir o retorno da Al-Qaeda e de outras organizações terroristas. Recentemente, o presidente Joe Biden disse que retiraria todas as suas tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021, em resposta o Talibã foi retomando as cidades nos últimos dias, incluindo a capital do país.

O que Deus pensa sobre o Talibã

O Talibã segue a teologia Deobandi, uma filosofia que acredita que os decretos religiosos se sobrepõem aos direitos humanitários e as liberdades individuais, seguindo apenas o Alcorão e a Sunnah – práticas de Maomé.

Dessa forma, o Talibã é enganado por satanás acreditando que através de suas crenças religiosas eles podem ser salvos, realizando várias atrocidades em nome da religião, mas a Palavra de Deus faz uma alerta: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o seu fim é o caminho da morte” (Provérbios 14:12).

Deus desaprova a maneira como o grupo lida com os seus semelhantes, visto que Jesus Cristo nos ensinou que devemos amar o próximo como a nós mesmos (Mateus 22:37-39), como também que não devemos usar de violência, principalmente para convencer alguém sobre questões de fé.

“Disse-lhe Jesus: “Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão.” (Mateus 26:52)

Em resposta ao Talibã, os cristãos devem orar pelo Afeganistão e pedir para que Deus proteja os cidadãos de bem contra esse mal terrível e que os líderes e seguidores do Talibã encontrem Jesus de alguma forma, seja em visões ou sonhos, como já aconteceu com vários muçulmanos em todo o mundo.

“Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.” (Mateus 5:44)

Trending