Siga-nos!

Opinião

Quem é digno do reino?

Cuidado para não maquiar seus pecados

Maycson Rodrigues

em

Agustin Fernandez
Agustin Fernandez. (Foto: Reprodução / Facebook)
Publicidade


Na última quinta-feira (14), foi noticiado que Agustin Fernandez foi batizado na Igreja Apostólica Vida Nova. Trata-se de um youtuber famoso e uma figura pública bastante seguida nas redes sociais. São milhões de inscritos em seu canal e outros milhões de seguidores nas plataformas sociais.

Estou então mexendo com um assunto muito polêmico, mas vamos lá. Que Deus me ajude.

Publicidade

Leia mais...

Quero deixar bem claro que fiquei feliz com a publicação, não pelo fato dele ter sido batizado numa igreja evangélica, mas por reconhecer que é amado por Jesus. Sim, Deus em Jesus nos ama do jeitinho que somos!

Mas não nos deixa como estamos.

Publicidade

Agustin Fernandez, ao reconhecer publicamente o amor de Jesus por sua vida, está mais próximo do reino de Deus do que muito crente que maquia os próprios pecados e se esconde em cargos eclesiásticos para viver uma vida dúbia.

Ele (Agustin) é semelhante ao filho mais novo da parábola do filho pródigo, que vivia uma vida distante do Pai, contudo descobriu que foi achado por Ele – quando eu creio que por Ele foi atraído sem ao menos se dar conta disso.

Muitos são aqueles que vivem como o filho mais velho, se orgulhando de suas obediências que são resultado de muito medo e de um sentimento egoísta que traz desgosto ao coração do Pai, pois já não conseguem nem mais celebrar o retorno de um irmão que estava perdido.

Publicidade

Agora, o fato de este jovem ouvir o chamado de Cristo para a salvação não muda uma necessidade que temos de refletirmos sobre as prerrogativas que envolvem o batismo de um “novo convertido”, por assim dizer.

Quando o apóstolo Pedro recebeu o Espírito Santo juntamente com outros irmãos no Dia de Pentecostes, pregou o evangelho de Jesus com tanto poder que milhares de judeus creram para a salvação. Daí, estes lhe perguntaram o que deveriam fazer uma vez que creram na pregação e a resposta do apóstolo, cheio do Espírito Santo, foi a seguinte:

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; (Atos 2.38)”. 

Veja isto. A prerrogativa para que alguém seja batizado em nome de Jesus Cristo chama-se arrependimento. Se há arrependimento, ou seja, mudança de mente relacionada à própria natureza espiritual, então há não só a permissividade como a necessidade de que se batize tal pessoa.

Publicidade

E esta “mudança de mente” implica em reconhecer-se pecador e entender que tal pecado deve ser repudiado no próprio coração e abandonado na vida. Não apenas enxergar a própria natureza espiritual; mas, também, compreender que o pecado outrora cometido e amado deve ser agora rejeitado e mortificado no corpo e na mente a cada dia pelo poder do Espírito – por amor a Cristo.

Aqui, não estamos apenas tratando do caso do famoso youtuber. Estamos tratando de qualquer caso, para qualquer pessoa que creia no evangelho. Crer não é o bastante; é preciso também se arrepender dos pecados.

Há um texto que se faz necessário para esta reflexão:

“E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho (Marcos 1.14-15).”

O próprio Jesus iniciou o seu ministério pregando o arrependimento e a fé para a salvação. O Reino não é para quem se acha digno; o Reino é para o indigno que se arrependeu dos pecados e creu no evangelho.

Paul Washer, certa vez explicando este texto, nos mostrou que o original grego mostra esta expressão “arrependei-vos e crede no evangelho” como sendo dita por Cristo no gerúndio nas traduções mais fieis ao texto original, ficando assim: “(…) agora, passe o resto de suas vidas se arrependendo e crendo no evangelho”.

Porque crer não é o bastante. Há quem creia por um momento e depois abandone a fé. Há quem se arrependa por um tempo e depois volte à vida antiga. Por isso, defendemos que qualquer que venha a Cristo dê fruto de arrependimento, para que então seja batizado conforme a ordenança apostólica.

No entanto, aí é que entra outra complexidade. Não acompanhei o processo de conversão do Agustin, nem o seu discipulado ou catequese visando o batismo; portanto, não posso afirmar que é algo verdadeiro ou não – e nem devo me colocar nesta posição de quem vai determinar o caráter da aceitação de alguém na aliança da nova circuncisão, seja este(a) quem for. Porém, mesmo assim, posso discernir uma árvore pelos seus frutos.

O que preciso evitar em meu coração é o senso de irmão mais velho que acha que alguém não é digno de entrar no Reino de Deus porque não se adéqua ao meu padrão de moralidade. Isso é patético. Por esta ótica ninguém merece o Reino, pois nem eu nem você somos dignos.

Temos de orar por pessoas como Agustin, que se aproximam do Reino de Jesus e que descobrem o seu infinito amor. E o pastor que o batizou dará conta do que fez, caso tenha sido conforme a verdade do evangelho ou não. A você e a mim, não cabe o julgamento temerário, mas, sim, a alegria por um pecador que diz “sim” ao amor de Deus.

Isto posto, quero somente fixar este pensamento ao leitor: ninguém deve ser batizado se não confessar publicamente que se arrepende dos pecados e que crê no Filho de Deus e em sua obra redentora. Se alguém é batizado sem essas primícias espirituais, quem dará conta disso é quem o batizou de forma irresponsável e fora da verdade do evangelho.

Espero de todo o meu coração que assim não tenha sido na vida deste jovem e que ele continue descobrindo o quão é amado por Deus em Jesus Cristo de tal modo que, pela fé, passe [a cada dia] a renunciar a si mesmo, tomar a própria cruz e segui-lo por onde Ele for.




Gosta do nosso conteúdo? Considere ajudar nosso ministério! Saiba mais em apoia.se/gospelprime


Comente!
Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Trending