Siga-nos!

vida cristã

Qual é o significado da palavra Elohim?

A palavra é mencionada 2.500 vezes no Antigo Testamento.

em

Bíblia
Palavra de Deus (Foto: Reprodução/Unsplash)

A Bíblia apresenta no Antigo Testamento a palavra Elohim em referência a “Deus”. Ou seja, essa palavra é vista como um dos nomes mais comuns de Deus no Antigo Testamento.

Antes de mais nada, devemos saber que a palavra Elohim ocorre 2.500 vezes no Antigo Testamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso, essa palavra encontra-se no plural, o que dá mais evidências sobre a Trindade. Logo, entendemos que Deus se revela em três indivíduos, sendo eles: Deus Pai, Deus Filho (Jesus Cristo) e Deus Espírito Santo.

Nesse sentido, o significado básico por trás do nome Elohim é de força ou poder de efeito. Portanto, Elohim é o Deus infinito e todo poderoso, que se revela através de suas obras, às Escrituras, Jesus Cristo e o Espírito Santo.

Elohim

Em alguns casos a palavra Elohim é abreviada com El e usada como parte de um nome mais longo. Por exemplo, El Shaddai, que significa “Deus Todo Poderoso” (Gênesis 49:24).

Também temos El Elyon, que significa “Deus Altíssimo” (Deuteronômio 26:19) e El Roi, que significa “Deus que vê” (Gênesis 16:13).

Nomes pessoais de pessoas também podem incluir o nome de Deus: Daniel (“El é meu juiz”), Natanael (“Dom de El”), Samuel (“Ouvido por El”), Elias (“El é Yahweh”) e Ariel (“Leoa de El”), são alguns exemplos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso também temos alguns nomes de lugares que usam a forma abreviada de Elohim: Bethel (“Casa de El”), Jezreel (“El Will Sow”) e, claro, Israel (“Príncipe de El”), são alguns exemplos.

Na cruz, Jesus usou essa palavra para chamar Deus Pai: “Eloi, Eloi, lema sabachthani?” (Marcos 15:34).

Marcos traduz a declaração de Jesus para nós: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”

Outros usos

A palavra Elohim não faz referência apenas a Deus no Antigo Testamento. Na verdade, em alguns contextos, a palavra se refere a governantes ou juízes humanos (como Salmos 82:6 e João 10:34).

No entanto, a ideia é que essas pessoas devem agir como representantes de Deus, já que receberam dEle essa autoridade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Embora creiamos que a palavra Elohim seja gramaticalmente escrita no plural como uma referência a Trindade, existe quem afirme que essa forma é estilística para enfatizar a grandeza de Deus.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending