Siga-nos!

estudos bíblicos

Quais são as virtudes teológicas?

As virtudes são o padrão de excelência moral da Palavra de Deus.

em

Coraçãozinho com as mãos. (Foto: Photo Mix por Pixabay )

Virtudes teológicas são apontadas como um padrão moral de excelência da Palavra de Deus. Na Bíblia, elas são apresentadas como fé, esperança e amor (às vezes escrito como “caridade”).

Assim, essas são as mais excelentes qualidades que um humano pode alcançar, pois elas são dadas por Deus e conduzem de volta o homem para Deus.

Tomás de Aquino (1225-1274) foi a primeira pessoa a usar o termo virtude teológicas, em seu texto Summa Theologica (Wawrykow, J., “The Theological Virtues”, The Oxford Handbook of Aquinas , Davies e Stump, ed., Oxford University Press, 2012).

A base destas virtudes é 1 Coríntios 13, que conclui no versículo 13: “E agora estes três permanecem: fé, esperança e amor. Mas o maior deles é o amor.”

A fé

A fé como virtude está baseada na crença em Deus. Ou seja, ela se caracteriza pela nossa crença na ação divina em nossas vidas.

A esperança

Nesse mesmo sentido, a esperança é uma virtude que remete a nossa confiança na vida eterna em Jesus Cristo. Assim, temos plena certeza de que através do Filho de Deus alcançaremos salvação.

O amor

Por fim, temos o amor, que é a virtude que busca o melhor para a pessoa amada.

Tomás de Aquino escreveu em sua Summa Theologica: “Essas virtudes são chamadas de Divinas, não como se Deus fosse virtuoso por causa delas, mas por causa delas Deus nos torna virtuosos e nos dirige para Si mesmo”.

Essas virtudes só podem ser alcançadas através da presença e poder do Espírito Santo em nossas vidas.

Trending