Siga-nos!

ciência & tecnologia

Programa espacial dos EUA quer defender a terra contra asteroides

A espaçonave foi programada para colidir com um asteroide enquanto viaja a 24 mil km/h.

em

DART
O DART foi programado para impactar asteroides que ameaçam a Terra (Foto: Reprodução/CBN News)

A NASA está levando a sério a ameaça dos asteroides como nos filmes de ficção científica. Nesta terça-feira iniciou o teste da sua primeira missão para a defesa planetária, o Double Asteroid Redirection Test (DART).

A missão irá ajudar a descobrir se a espaçonave bater intencionalmente em um asteroide ele mudará o seu curso. O asteroide que será abatido não é uma ameaça real para a Terra, mas funcionará como teste.

O lançamento do DART será em um foguete SpaceX Falcon 9 da Base da Força Espacial de Vandenberg na Califórnia, e foi programado para terça-feira às 22h20 no horário do Pacífico, ou quarta-feira, 24 de novembro, à 1h20 no horário leste dos EUA.

O plano

A espaçonave foi projetada para colidir diretamente com um asteroide enquanto viaja a uma velocidade de aproximadamente 15 mil milhas por hora (24 mil km por hora).

O alvo é o asteroide Dimorphos, que significa em grego “duas formas”, que orbita o asteroide maior chamado Didymos, “gêmeo”, em grego.

O Dimorphos está a cerca de 6 milhões de milhas da Terra e mede apenas um pouco mais de 524 pés de largura. O DART foi programado para impactar Dimorphos e mudar sua órbita dentro do sistema de asteroides binários Didymos.

Para a NASA o sistema Didymos é o ideal para testar o DART, pois ele não representa nenhuma ameaça de impacto na Terra, de acordo com a CBN News.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending