Siga-nos!

Mundo Cristão

Programa baseado na Bíblia ajuda sobreviventes de traumas a encontrarem cura

Guerras civis, desastres naturais, pobreza e violência são alguns dos motivos que traumatizam homens e mulheres.

em

Homem enfrenta abalado por traumas
Homem enfrenta abalado por traumas (Foto: Ilustrativa/Alvin Decena)

Pessoas traumatizadas por momentos difíceis na vida estão recebendo apoio de instituições como SIL International e Wycliffe Bible Translators USA.

O projeto usa a Bíblia para levar conforto às pessoas da África da Central que foram vítimas da guerra civil.

Naquela região o programa funciona há cerca de 20 anos e tem resultados incríveis. “Os pastores vieram para a SIL naquela época e disseram: ‘Não sabemos o que há de errado com nosso pessoal. Eles estão ouvindo a Palavra de Deus, mas é como se eles não pudessem aplicá-la em suas vidas’”, dizem os representantes da instituição.

Os pastores pediram um programa que ajudasse as pessoas a ver como a Bíblia aborda grandes questões e pode ajudar a lidar especificamente com o trauma e assim surgiu este programa que até hoje tem ajudado centenas de pessoas.

“O programa de cura do trauma é uma ferramenta de engajamento das Escrituras”, explica Amy Fields. “É basicamente uma maneira que as igrejas podem ajudar as pessoas a ver que as Escrituras são práticas, não apenas para as grandes crises,… e as ajuda a usar a Bíblia mais efetivamente”, completou ela ao site MNN.

O programa é muito prático, na visão da voluntária, pois usa histórias modernas e bíblicas para facilitar as lições que são seguidas por perguntas.

O bom resultado dessa iniciativa fez com que o programa fosse levado a outras regiões do mundo, como partes da Ásia, a América do Norte e também na América do Sul.

Em Porto Rico, por exemplo, os programas começaram com as vítimas do furacão Maria e hoje atendem em vários outros países pessoas que foram traumatizadas com resultados de crises econômicas, com o aumento da violência e outras razões.

Nesse programa a Wycliffe Bible Translators USA entra com a tradução de bíblias nos idiomas locais, assim é possível aproximar os povos da mensagem de Deus. “Enquanto a Bíblia está sendo traduzida, estamos sempre procurando maneiras de torná-la prática para as pessoas, para que elas possam entender como usá-las e para que não seja apenas um livro que está na prateleira, mas está sendo usado em discipulado e nas igrejas”, diz Fields.