Siga-nos!

Ciência & Saúde

Professor admite que errou ao dizer que gênero é construção social: “Eu inventei”

Ele declara que assim como ele, os os construcionistas sociais radicais também estão errados.

em

Christopher Dummitt. (Foto: Reprodução / Youtube)

O historiador de cultura e política Christopher Dummitt, um dos idealizadores da chamada ideologia de gênero, publicou no Quillette um artigo revelando que inventou o conceito de “gênero é construção social” e que hoje entende que, assim como ele, os construcionistas de gênero também estão errados.

Ele começa o texto dizendo que se há 20 anos lhe dissessem que seu lado na guerra sobre ideologias de gênero e sexo venceriam, ele ficaria em êxtase e conta que na época ele era estudante de pós-graduação e debatia sobre o tema gênero e identidade.

“Naquela época, muitas pessoas discordavam de mim. Quase ninguém que não foi exposto a tais teorias em uma universidade conseguiu acreditar que o sexo era uma construção totalmente social, porque essas crenças iam contra o senso comum. É por isso que é tão surpreendente que a reviravolta cultural nessa questão tenha acontecido tão rapidamente”, disse ele.

Dummitt diz que ele defendeu suas ideias de gênero e construção social e agora contempla ver que elas estão em todo lugar.

Ao comentar os debates sobre a legitimidade de pessoas trans no esporte e a forma como o sexo biológico interfere nessa questão, o pesquisador faz o “mea culpa”.

“Tenho certeza de que não preciso instruir os leitores da Quillette de todas as maneiras pelas quais essa lógica construcionista social permeou nossa cultura. Mas o que posso oferecer é uma mea culpa por meu próprio papel nisso tudo, e uma crítica detalhada sobre por que eu estava errado na época e por que os construcionistas sociais radicais estão errados agora. Certa vez, argumentei os mesmos argumentos que eles agora apresentam e, portanto, sei como eles estão enganados”.

Publicidade