política
Prefeito de BH veta lei que classifica igrejas como serviços essenciais
Alexandre Kalil afirmou que projeto é inconstitucional.
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), decidiu vetar integralmente o projeto de lei que propunha a classificação das igrejas como atividades essenciais.
De autoria do vereador Henrique Braga (PSDB), a proposta previa que locais de cultos poderiam permanecer sempre abertos, “prestando assistência espiritual e assistencial” para a comunidade.
Aprovado em primeiro turno pela Câmara Municipal em abril, às vésperas do julgamento do recurso de Kalil no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a determinação do ministro Nunes Marques, que permitia a reabertura das igrejas em momentos de pandemia, o projeto garantiria a liberdade religiosa.
Ao justificar o veto, o prefeito publicou no Diário Oficial do Município que o projeto seria, supostamente, inconstitucional, apesar de a Constituição garantir a inviolabilidade dos cultos e o direito a liberdade religiosa no país.
Ele justificou que uma lei federal “estabelece expressamente a competência do Chefe do Poder Executivo de cada unidade federativa para definir, por meio de decreto, os serviços e atividades essenciais durante o período da pandemia da Covid-19”.
Ele também citou a decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal, que desrespeitou as prerrogativas do presidente da República e manteve restrições impostas pelo estado de São Paulo durante a crise de saúde.
“Não compete ao Poder Legislativo classificar, por meio de lei, a prática de qualquer atividade ou serviço como essencial em tempos de emergência sanitária, sob pena de esvaziamento e engessamento da atuação do Poder Executivo e de seus órgãos técnicos”, afirma.
Com a decisão, a proposta voltará à Câmara, onde o veto será apreciado. As atividades religiosas coletivas estão permitidas em BH, mas com algumas medidas restritivas, incluindo a obrigatoriedade do uso de máscaras, inclusive para os celebrantes, e distanciamento de 1 metro entre as pessoas dentro do local de culto.
-
igreja perseguida4 dias atrás
Pastores se unem em oração com igreja acusada de homofobia
-
política4 dias atrás
Câmara conclui aprovação de projeto que autoriza educação em casa
-
igreja perseguida4 dias atrás
Diretor da Portas Abertas é nomeado para Comissão de Liberdade Religiosa, nos EUA
-
política4 dias atrás
Parecer considera improcedente ação do PT contra pastores
-
igreja perseguida2 dias atrás
Templo da Assembleia de Deus é invadido e vandalizado, na Bahia
-
vida cristã2 dias atrás
Milhares de pessoas participam de Marcha para Jesus de Curitiba
-
sociedade3 dias atrás
Disney lança linha de roupas LGBT para crianças
-
opinião2 dias atrás
A Lealdade e honestidade são valores caros: Não espere de pessoas vulgares
-
política2 dias atrás
Justiça suspende sessão marcada para julgar cassação de vereador petista
-
política3 dias atrás
Deputado evangélico diz que poderá ser preso por Moraes em breve
-
ciência & tecnologia5 dias atrás
Empresa lança aplicativo para aumentar o engajamento dos membros e visitantes das igrejas
-
igreja perseguida5 dias atrás
Líder muçulmano comemora assassinato de estudante cristã